Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

Aproximação?

Agenda ambiental aproxima Brasil e EUA, mas Biden pode buscar moldar escolhas brasileiras

Um tema comum é transição energética, mas posição do governo dos EUA é limitada por influência ligada a corporações

10.fev.2023 às 06h10
São Paulo (SP)
Thales Schmidt

Biden e o Hummer elétrico, veículo foi inspirado no picape militar Humvee - Mandel Ngan / AFP

Tanto a Casa Branca quanto o governo brasileiro destacam: nas agendas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Washington, que ocorrem a partir desta sexta-feira (10), a preservação ambiental será protagonista. Desde a campanha eleitoral no Brasil, em 2022, e da eleição de Joe Biden nos EUA, que assumiu a presidência dos EUA em janeiro de 2021, o tema aparece como central numa possível reaproximação entre os dois países, saídos de governos de extrema direita.

No entanto, tal parceria no campo ambiental tem limites, alerta a pesquisadora Lívia Peres Milani, do pós-doutorado no Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP/PUC-SP/Unicamp). Em debate com Donald Trump em 2020, Biden chegou a afirmar que poderia oferecer até US$ 20 bilhões para impedir a destruição ambiental em outros países. "As florestas tropicais do Brasil estão sendo derrubadas, estão sendo destroçadas", afirmou o então candidato do Partido Democrata. Lula, por sua vez, já prometeu buscar a meta de desmatamento zero no Brasil.

Lula está nos Estados Unidos acompanhado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que já se encontrou com o enviado especial dos EUA sobre o Clima, John Kerry. Após reunião ocorrida na COP 27, em novembro, Marina afirmou ter convidado os estadunidenses para integrar o Fundo Amazônia, iniciativa brasileira que conta com financiamento de países como Noruega e Alemanha para a preservação ambiental.

:: Lula cria comissão de combate ao desmatamento envolvendo 19 ministérios ::

Na avaliação de Milani, portanto, uma cooperação entre Brasil e EUA para enfrentar a emergência climática pode acontecer, mas é preciso levar em consideração que a Casa Branca buscará fazer isso de uma perspectiva de uma "economia verde".

"Muitas vezes fora do Brasil a questão da preservação da Amazônia é pensada como preservação da floresta, mas sem pensar nas populações que moram ali e cuidam da floresta. Não necessariamente a perspectiva dos EUA vai ser a mesma dos movimentos indígenas no Brasil", diz a pesquisadora ao Brasil de Fato.

Biden não apoia o Green New Deal, uma proposta de política ambiental patrocinada por uma ala mais à esquerda do Partido Democrata. Embora o presidente dos EUA tenha propostas para a política ambiental e não seja um negacionista da emergência climática como seu antecessor no cargo, suas metas não são tão ambiciosas quanto as do Green New Deal.

Nesse sentido, algumas propostas para enfrentar a emergência climática podem ser uma falsa solução. Em 2021, Biden visitou uma fábrica da GM e foi filmado dirigindo um Hummer elétrico, uma picape de 4,5 toneladas. A publicidade com o presidente ajudou a fabricante de carros a aumentar suas vendas.

Cálculos da Quartz, todavia, mostram que o Hummer elétrico é pior para o meio ambiente do que um carro a gasolina de pequeno porte. Como 61% da energia elétrica dos EUA vem de combustíveis fósseis, a eficiência energética de um Hummer é menor do que a de um Toyota Corolla. São 276 gramas de carbono emitidas para cada milha percorrida por um Hummer, contra 269 gramas de carbono por milha do Corolla.

:: Lula espera tratar de Cuba e Venezuela com Biden e quer Brasil discutindo paz na Ucrânia ::

Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos Sobre os Estados Unidos, Milani destaca que, portanto, Biden pode buscar oferecer parcerias mais ao "centro" para Lula, já que a cooperação entre os dois países costuma ser influenciada pela perspectiva liberal da Casa Branca.

Além disso, Milani destaca que os Estados Unidos costumam promover uma agenda internacional aliada à sua pauta econômica e que a Casa Branca não se opõe a uma liderança regional do Brasil na América Latina — desde que dentro de certos limites.

"Os EUA nunca foram contrários à ideia de uma maior liderança, protagonismo brasileiro, especialmente na América do Sul. Só que eles entendem que esse protagonismo brasileiro deve ser, no termo que geralmente aparece nos discursos do Departamento de Estado dos EUA, do Departamento de Defesa e da Casa Branca, 'responsável'. A ideia de responsável tem relação com a aderência a uma perspectiva, uma visão de mundo mais liberal, que sempre parte dos EUA. A noção que o Brasil deve contribuir para a estabilidade sul-americana, a noção de que o Brasil tem um papel de minimizar gestos que vão muito à esquerda", afirma.

Editado por: Arturo Hartmann
Tags: amazôniabrasilestados unidoseuajoe bidenlula
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

LAWFARE

Decisão que tira Cristina Kirchner da política é golpe para a democracia, dizem analistas argentinos

Injustiça

‘O povo sempre encontra seu caminho’, diz Cristina após confirmação de condenação

EM ISRAEL

Ativista brasileiro Thiago Ávila, da Flotilha da Liberdade, está em greve de fome desde domingo

TERRITÓRIOS

Encontro reúne mulheres kilombolas do Pampa para debater participação política e representatividade

TRAMA GOLPISTA

Bolsonaro usa interrogatório no STF para falar com eleitores, analisa advogado

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.