CENTRAL DO BRASIL

Economista critica Banco Central na manutenção da atual taxa de juros: "desaquece a economia"

Na Entrevista Central, Camila de Caso também falou sobre BNDES e a tramitação da Reforma Tributária no Congresso

Brasil de Fato | Recife (PE) |

Ouça o áudio:

Movimento inflacionário no país é puxado pelo setor de alimentos, aponta economista - AFP

A disputa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ganhou destaque no noticiário ao longo desta semana. No centro do debate estão a taxa básica de juros da economia, definidas pelo BC, e as metas da inflação, decididas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Em entrevista ao programa Central do Brasil, nesta sexta-feira (10), a economista Camila de Caso afirmou que o Banco Central não está entendendo as reais motivações da inflação brasileira e criticou a postura de agentes do mercado financeiro em defender o aumento da Selic. 

:: Entenda a disputa entre Lula e o Banco Central e o que está em jogo na economia ::

Ela explicou que a tática de elevar a taxa de juros para conter a inflação funciona em algumas economias no mundo diferentes da brasileira, em que o fator principal da pressão nos preços é o aumento da demanda. Por isso, a ideia de frear o consumo faz sentido. 

Segundo a economista, este não é o caso do Brasil. Para ela, este movimento de aumentar a taxa de juros não surtirá o efeito desejado no cenário brasileiro, sobretudo tendo em vista que o movimento inflacionário no país é puxado pelo setor de alimentos

:: Alta de alimentos pressiona inflação de janeiro e turbina disputa entre governo e BC ::

"É quase absurdo imaginar que a inflação brasileira é, simplesmente, por um excesso de renda. Elevar a taxa de juros, neste momento, vai causar o efeito contrário. Vai aprofundar problema, porque a gente não tá tendo o consumo. A gente só vai encarecer o crédito, num momento em que a população está sem renda, e desaquecer a economia brasileira", explicou.

Nesta semana, durante cerimônia de posse de Aloizio Mercadante na presidência do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Lula criticou a política monetária e disse que a atual taxa de juros aplicada no Brasil (13,75%) é uma vergonha.

Camila, que atua como assessora econômica da bancada do PSOL no Congresso, comentou sobre os novos rumos do BNDES e e também analisou o processo de tramitação da Reforma Tributária no parlamento. 

Reveja o Central do Brasil desta sexta-feira




Lula nos Estados Unidos 


Nesta sexta-feira, o presidente Lula cumpriu agenda com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. Em pauta, a provável intenção do governo norte-americano de aderir ao Fundo Amazônia e a defesa da democracia. O editor de Internacional do Brasil de Fato, Thales Schmidt, comentou detalhes dessa passagem do líder brasileiro pela Casa Branca

::Brasil não deve ter "alinhamento automático" com nenhuma superpotência, diz pesquisadora:: 

Venezuela no Mercosul?

Com Lula na presidência, o Brasil já começou a retomar os laços diplomáticos com a Venezuela, rompidos durante a gestão Bolsonaro. Com isso, aumenta a expectativa pela volta do país ao Mercosul. A Venezuela foi expulsa do bloco em 2017. Na reportagem de Lucas Estanislau, direto de Caracas, você acompanha mais detalhes sobre este assunto

O programa Central do Brasil é uma produção Brasil de Fato. Ele é exibido de segunda a sexta-feira, sempre às 12h30, pela Rede TVT e emissoras parceiras. 

Edição: Vivian Virissimo