ORGANIZAÇÃO

Encontro estadual do MAM promete ser marco na luta contra a mineração em Minas Gerais

Na sexta (24), movimento deu pontapé na construção do evento, previsto para junho, em Belo Horizonte

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
O lançamento contou com a presença de representantes das organizações populares e sindicais - Reprodução

Em Minas Gerais, o Movimento Pela Soberania Popular na Mineração (MAM) organiza seu primeiro encontro estadual neste ano. Na última sexta-feira (24), o MAM reuniu parceiros e organizações populares para lançar o evento, que é considerado pelo movimento um marco na luta contra o modelo predatório de mineração no estado.

A previsão é que o encontro aconteça em Belo Horizonte, entre os dias 8 e 11 de junho, e conte com a presença de lideranças populares de todas as regiões de Minas atingidas pela mineração.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

“É cada vez mais urgente a superação do atual modelo de mineração, caracterizado pela destruição socioambiental. Nós estamos comprometidos com a transformação profunda dessa realidade”, explica Raiara Pires, moradora da Zona da Mata mineira e da direção nacional do MAM.

Entre as pautas defendidas pelo movimento estão o exercício da soberania popular, o controle social dos bens minerais e a demarcação de territórios livres de mineração, que protejam biomas e comunidades.

“Esses são nossos objetivos estratégicos e o encontro estadual pretende fortalecer a aliança solidária entre os diversos sujeitos e organizações populares, com vistas à construção desse horizonte”, completa Raiara.

:: Além do Curral, conheça outras sete serras em Minas Gerais ameaçadas pela mineração ::

O MAM

Em maio deste ano, o movimento, que surgiu na região da Amazônia e hoje está presente em diversos estados brasileiros, completa seus 11 anos.

Marcelo Barbosa, da coordenação estadual do MAM, conta que, desde o seu surgimento, o movimento tem o compromisso de refletir sobre outro projeto de mineração e de país, ancorado na soberania popular.

“Para além da questão ambiental, debater a mineração significa pensar um projeto de sociedade. Para isso, temos que refletir como o setor impacta o acesso às políticas públicas, ao trabalho digno e à qualidade de vida. É o povo que tem que dizer qual rumo deve ser dado para os nossos bens naturais”, destaca Marcelo.

Durante a atividade de sexta, a deputada estadual Bella Gonçalves (PSOL) destacou a importância do MAM e da realização de seu primeiro encontro estadual.

“O movimento debate a soberania na mineração a partir das comunidades atingidas e a partir de uma luta feminista, antirracista e dos povos tradicionais. Esse protagonismo é o que faz do movimento uma organização popular, com capacidade inovadora e revolucionária”.

O lançamento contou também com a presença de Luiza Dulci, da Secretaria Geral da Presidência da República, Jairo Nogueira, presidente da Central Única dos Trabalhadores de Minas Gerais, e de representantes de organizações populares e sindicais.
 

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Larissa Costa