Nesta quarta-feira

MAB recebe Leonardo Boff em debate na Câmara dos Deputados sobre acesso à água

Seminário "Perspectivas da Luta da Água no Brasil" terá lançamento de livro sobre privatização do saneamento em Teresina

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Militantes do MAB estarão em Brasília nesta quarta-feira (22) - Arquivo MAB

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realiza nesta quarta-feira (22) um seminário em Brasília para discutir questões como mercantilização da água e os desafios para universalização do acesso ao recurso. O evento, no Anexo 4 da Câmara dos Deputados, começará às 9h e terá transmissão ao vivo pelo canal do MAB no Youtube. O encontro vai contar com a participação do filósofo, teólogo e escritor Leonardo Boff.

O evento terá, ainda, o lançamento do livro Mercantilização da água: análise da privatização do saneamento de Teresina (PI), de autoria da coordenadora do MAB, Dalila Calisto. Descendente dos povos indígenas Jaguaribaras e Tapuias, Calisto foi atingida pela construção da barragem Castanhão, no Ceará, ainda na infância, o que a levou a se engajar na luta do movimento.

"É um seminário que vai demarcar a posição do MAB e da Plataforma Operária e Camponesa de Água e Energia sobre um dos temas da atualidade, que é o tema da água e do saneamento, com a ilustre presença de um dos ativistas ambientais maiores que nós temos no Brasil, que é o Leonardo Boff", disse Calisto ao Brasil de Fato.

Boff vai participar da mesa "Disputa Geopolítica e Conflitos da Água", logo após a abertura do evento. "Hoje a água é cobiçada pelas grandes corporações, que querem privatizá-la e lucrar enormemente. Por ser escassa, a água doce potável se tornou um bem de alto valor econômico. Como passamos de uma economia de mercado para uma sociedade de mercado, tudo se transforma em mercadoria", destacou o filósofo.

Homenagem a militante assassinada

O evento desta quarta-feira representa ainda uma homenagem à militante do MAB Dilma Ferreira, assassinada há quatro anos durante uma série de ataques que vitimou outras cinco pessoas na zona rural do município paraense de Baião. Atingida pela hidrelétrica do Tucuruí, Dilma foi atacada justamente por lutar em defesa de seus direitos.

No último dia 17, poucos dias antes do crime completar quatro anos, a Justiça determinou a condenação de Cosme Alves, um dos homens identificados como autores dos assassinatos.

Serviço

Seminário "Perspectivas da Luta da Água no Brasil"

22 de março de 2023
Anexo 4 da Câmara dos Deputados - Sala Freitas Nobre - Brasília (DF)
Gratuito
Transmissão ao vivo pelo canal do MAB no Youtube

Programação:

9h – Abertura e Mística
9h20  – Disputa geopolítica e conflitos da água – Leonardo Boff
10h30 – Depoimentos de atingidos sobre “as violações de direitos humanos no contexto da luta pelo acesso à água”
11h30 – Ato de lançamento do livro “Mercantilização da água: análise da privatização do saneamento de Teresina-PI”, da autora Dalila Calisto/MAB
14h – Luta pela Soberania energética, Lançamento da Frente Parlamentar pela Reestatização da Eletrobras e Reuniões com o Governo

Edição: Nicolau Soares