Cooperação ambiental

Petro vai à Venezuela e discute com Maduro encontro de países amazônicos defendido por Lula

Colômbia, Venezuela e Brasil querem realizar cúpula de cooperação ambiental; países possuem mais de 70% da Amazônia

Caracas (Venezuela) |
Essa é a 4ª vez que Petro visita Maduro desde que o colombiano tomou posse, em agosto de 2022 - Prensa presidencial

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, viajou à Venezuela na tarde desta quinta-feira (23) e se reuniu com o mandatário Nicolás Maduro. Em sua 4ª visita ao país desde que tomou posse, Petro discutiu com seu homólogo venezuelano a convocação de um encontro de países amazônicos, proposta que já foi respaldada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Criada em 1995, a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) é formada por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Ela deve ser reativada após sinalizações positivas de Brasília, Bogotá e Caracas.

A realização de uma cúpula da OTCA foi citada por Lula antes mesmo de ele ser empossado. Quando o petista esteve no Egito, em novembro do ano passado, para participar da COP27, ele mencionou suas intenções de retomar o diálogo com países vizinhos para combater o desmatamento na floresta Amazônica.

::O que está acontecendo na Venezuela::

Petro e Maduro também já haviam falado sobre a importância da Organização durante suas participações na Conferência Climática do ano passado.

"Uma proposta que discutimos com o presidente colombiano Gustavo Petro, e que também discuti com o presidente eleito do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva, é retomar a defesa da Amazônia", disse Maduro à época.

Brasil, Colômbia e Venezuela possuem, juntos, mais de 70% da floresta Amazônica. Para analistas, a agenda de cooperação ambiental na região deve dominar os debates de integração regional, principalmente porque pela primeira vez os três países são governados ao mesmo tempo por presidentes de esquerda.

::Pauta ambiental deve dominar nova agenda de integração entre progressistas na América do Sul::

Além disso, o novo governo brasileiro já deu os primeiros passos para retomar as relações com a Venezuela, que haviam sido rompidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em janeiro, o Brasil enviou um encarregado de negócios para reabrir a embaixada e restabelecer os laços diplomáticos com o país vizinho.

Encontro de chanceleres

Ainda nesta quinta-feira, Brasil e Venezuela deram outro passo para a normalização de relações. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reuniu com seu homólogo venezuelano, Yván Gil, em um primeiro encontro entre chanceleres dos dois países.

A reunião ocorreu em Santo Domingo, na República Dominicana, onde os ministros participam da 28ª Cúpula Iberoamericana.

::Assessor especial de Lula, Celso Amorim visita a Venezuela e se reúne com Maduro::

Segundo o Itamaraty, Vieira e Gil "trataram do andamento do processo de reabertura das embaixadas e consulados em ambos os países, da retomada da cooperação em várias áreas, da resolução de problemas no comércio transfronteiriço e do apoio às comunidades ianomâmis em ambos os lados da fronteira".

Na segunda-feira (20), os ministros já haviam conversado por telefone e anunciaram uma "reunião de vice-chanceleres, nas próximas semanas, para definir temas prioritários da pauta e preparar o caminho para visitas de alto nível em âmbito bilateral".

Edição: Thales Schmidt