Negociações de paz

África do Sul diz que Putin e Zelensky concordaram em receber missão de paz africana

Declaração ocorre após acusações dos EUA de que África do Sul estaria fornecendo armas e munições à Rússia

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, teria conversado por telefone com Putin e Zelensky sobre possível missão africana para a paz - Rajesh Jantilal / AFP

O presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, declarou nesta terça-feira (16) que Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky concordaram em receber uma missão de líderes africanos para discutir um possível plano de paz para resolver o conflito russo-ucraniano. 

A informação foi divulgada após conversas telefônicas entre Ramaphosa e os presidentes da Rússia e da Ucrânia. 

"Minhas conversas com os dois líderes mostraram que ambos estão prontos para receber os líderes africanos e discutir como acabar com este conflito", disse o presidente sul-africano durante uma coletiva de imprensa com o primeiro-ministro de Cingapura.

"Se isso terá sucesso ou não, dependerá das discussões que serão realizadas", acrescentou. 

:: Ucrânia bombardeia república de Lugansk com mísseis britânicos , diz governo russo ::

Além disso, ele afirmou que o secretário-geral da ONU e as autoridades dos EUA e do Reino Unido foram informados sobre a iniciativa. Washington e Londres teriam expressado um apoio "cauteloso" ao plano.

Nenhuma autoridade oficial dos países mencionados por Ramaphosa ainda se pronunciou sobre essas declarações.

Foi relatado também que a missão dos dirigentes africanos deve incluir os chefes do Egito, Senegal e Uganda. 

:: Dia da Vitória: discurso de Putin é marcado por ataques ao Ocidente e à Ucrânia ::

A última rodada de negociações de paz entre as delegações russa e ucraniana ocorreu em março de 2022. A inteligência americana considerou improvável que as negociações entre Moscou e Kiev fossem retomadas em 2023. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, no início de maio de 2023, afirmou que Kiev não era contra as negociações de paz, mas não estava pronto para fazer concessões territoriais.

A iniciativa do líder sul-africano surge após acusações de que o país estaria ajudando militarmente a Rússia. Na última quinta-feira (11), o embaixador dos EUA na África do Sul, Ruben Bridgety, acusou as autoridades sul-africanas de fornecer armas e munições à Rússia, apesar de sua declarada neutralidade na guerra contra a Ucrânia.

:: Ataque de drones no Kremlin inflama autoridades russas; Zelensky nega envolvimento ucraniano ::

De acordo com o embaixador, a averiguação da inteligência dos EUA aponta a presença de um cargueiro russo na cidade sul-africana de Simonstown entre 6 e 8 de dezembro de 2022. "Estamos confiantes de que ele descarregou armas e munições quando voltou para a Rússia", disse o diplomata.

Edição: Vivian Virissimo