Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Antidemocrático

Investigado pelo STF, presidente da CPI do MST tenta calar deputada e esconder os fatos

Supremo autoriza PF a retomar investigações contra Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), que corta microfone de Sâmia

23.maio.2023 às 18h03
Rio de Janeiro (RJ)
Redação

Deputado Tenente Coronel Zucco, propositor e presidente da CPI do MST na Câmara - Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

O deputado federal Tenente Coronel Zucco (Republicanos-RS), presidente da CPI que investiga as atividades do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), tentou calar a deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP), integrante da Comissão, depois que ela citou investigações autorizadas contra ele pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta participação em atos antidemocráticos.

O episódio aconteceu nesta terça-feira (23), dia de abertura das discussões da CPI na Câmara dos Deputados. Na mesma data, o ministro Alexandre de Moraes, relator no Supremo dos processos sobre os atos antidemocráticos, autorizou a Polícia Federal a retomar investigações sobre a atuação de Zucco em episódios registrados no Rio Grande do Sul e no Distrito Federal após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de 2022.

Minutos após a notícia da autorização da reabertura ser publicada por veículos da imprensa, Sâmia se inscreveu para falar e citou o caso.

"Me inscrevi, senhoras e senhores, para dar uma notícia que acabou de sair na imprensa. Ficaram bastante incomodados com os deputados que falaram a respeito das investigações da Polícia Federal que recaem sobre o presidente, mas acabou de sair a notícia que o Moraes autoriza a Polícia Federal a retomar a investigação do presidente da CPI do MST pela participação em atos antidemocráticos, que até agora o senhor estava dizendo que era mentira", falava, enquanto teve o áudio do microfone cortado.

🚨 ABSURDO! O presidente da CPI do MST, Tenente Coronel Zucco, CORTOU O MICROFONE da nossa deputada @samiabomfim para impedir que ela apresentasse a notícia de que ele é investigado pelo STF. É esse bando autoritário e criminoso que acha que tem moral pra julgar o MST. #TôComMST pic.twitter.com/4coYCihIEB

— PSOL 50 (@psol50) May 23, 2023

Zucco, então, respondeu dizendo que não ia permitir a fala da deputada, afirmando que a leitura da notícia se comparava a "ataques pessoais".

Na mesma sessão, Sâmia tratou de colocar outro bolsonarista em seu devido lugar. O deputado Ricardo Salles (PL-SP), relator da CPI, tentou uma manobra para mudar o nome da Comissão para "Comissão Parlamentar de Inquérito destinada a investigar a invasão de propriedade, depredação de patrimônio público e privado e crimes correlatos". A psolista protestou, e obrigou o ex-ministro "passador de boiada" a recuar.

Investigações contra Zucco

O hoje deputado federal Luciano Lorenzini Zucco, que se apresenta com sua patente obtida no Exército, foi eleito deputado estadual no Rio Grande do Sul em 2018 na onda bolsonarista. Em 2022, buscou voos mais altos e chegou a Brasília.

Bolsonarista "raiz", ele se juntou aos "patriotas" que trataram de negar a vitória de Lula, e foi apontado pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul como incentivador de atos antidemocráticos no estado. Ele foi denunciado à justiça gaúcha, mas o Tribunal Regional Federal da 4ª Região decidiu que a investigação cabe ao STF, já que ele tem foro privilegiado.

Em uma das postagens que fez nas redes sociais na época, Zucco, que ainda era deputado estadual, compartilhou uma foto de uma mobilização antidemocrática em frente ao Comando Militar do Sul e convocou seus eleitores para protestar no local, atentando contra a democracia.

Em nota enviada à imprensa, ele se disse "surpreso", chamou de "sensacionalismo" a atuação de alguns veículos e afirmou que não tem qualquer envolvimento com atos antidemocráticos. "Estou tranquilo em relação à investigação e certo de que a Polícia Federal verificará que nenhum crime houve", prosseguiu.

Editado por: Nicolau Soares
Tags: 8 de janeiroalexandre de moraescpimststf
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Turnê pelo Sudeste

‘Obsoleto’: novo disco de Seu Pereira e Coletivo 401 mistura brega, rock e crítica social

MATA ATLÂNTICA

MST conclui semeadura aérea de 10 toneladas de palmeira juçara para reflorestamento no Paraná

Inflação

Preço da cesta básica cai em 15 de 17 capitais pesquisadas

Eliminatórias

‘Parecia jogo de várzea’: jornalista critica estreia apagada da seleção com Ancelotti

CULTURA URBANA

Batalha da Resistência: Juventude ocupa o Farol com rima, dança e arte periférica

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.