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Washington Quaquá

Na venda da TAP, o Brasil precisa voar alto

Deputado federal do PT defende compra da companhia portuguesa de aviação para alavancar turismo

30.maio.2023 às 09h20
Rio de Janeiro (RJ)
Washington Quaquá

Airbus da companhia aérea portuguesa TAP - Divulgação - TAP

O governo português tem planos consistentes para vender a companhia aérea TAP. Embora haja críticas à ideia de privatizar a estatal, o processo deve começar em julho e ter ritmo acelerado. Se o Brasil parece não ter nada a ver com isso, deveria ter. O negócio abre para o nosso país uma oportunidade robusta de ampliar a conexão com a Europa. Esta é uma ligação que precisa ir bem além dos laços do idioma e da cultura com Portugal para romper horizontes na economia mundial. 

Se deixarmos de lado nosso famoso e persistente complexo de viralatismo, não será difícil enxergar quanto o Brasil tem a ganhar se entrar para valer na disputa pela TAP. Há pelo menos dois irrefutáveis motivos econômicos para isso: o turismo e o apoio logístico para a indústria nacional. A estatal portuguesa é hoje a segunda maior companhia aérea internacional a operar em nosso país. Respondemos por 30% de seu faturamento, acima inclusive dos portugueses, que representam 20%.

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A TAP é um portão poderoso de entrada na Europa, capaz de multiplicar o fluxo de turistas e negócios para o Brasil, ou seja, o volume de empregos ao fim das contas. A definição de quem vai controlar a TAP pode ser um divisor de águas para muitos setores da economia na balança comercial entre a Europa e o Mercosul – portanto, para o nosso desenvolvimento.

Nenhum país desenvolve solidamente seu mercado de turismo sem uma empresa de aviação capaz de cumprir um papel estratégico. O turismo no Brasil, apesar de estar crescendo em 2023, segue muito aquém do que poderia ser. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que o setor foi responsável por 2,9% do PIB de 2022. Isso indica que temos um potencial enorme, mas entre as deficiências que nos seguram está a falta de uma companhia de aviação que nos dê capilaridade para rodar o mundo.

O primeiro-ministro português, António Costa, já assegurou que a nova TAP terá participação do Estado português no modelo de negócio da futura privatização. Uma das possibilidades para chegarmos lá é o desenho de um modelo tripartite, no qual entrariam os governos brasileiro e português e mais uma empresa brasileira interessada no projeto.

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Temos um enorme potencial não explorado, que passa por investimentos destemidos em infraestrutura. Temos a Embraer, um dos fabricantes de avião mais arrojados do mundo, com alta tecnologia quebrando barreiras em vários áreas da aviação: comercial, executiva, defesa e segurança. Temos uma das mais extensas pistas do continente, no Aeroporto Internacional do Galeão, hoje esvaziado apesar de seu potencial invejável. Transformar os aeroportos de Lisboa e do Rio de Janeiro em hubs internacionais unidos pela TAP é uma chance única para o país.

Tornar o Brasil sócio da TAP não é operação corriqueira. Mas não é de mesmice que o Brasil precisa para que sua economia passe de fase no turismo internacional. Especula-se que o valor da TAP gire em torno de 2 bilhões de euros, mas não dá para antecipar quanto o governo português vai pedir pela companhia. Mais difícil ainda é mensurar o tamanho do salto que o Brasil daria em turismo e logística de cargas ao definir os rumos de uma das maiores empresas mundiais de aviação, com operações consolidadas em todos os continentes. 

* Deputado federal (PT-RJ) e vice-presidente nacional do PT

** Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

Editado por: Nicolau Soares
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