OUÇA E ASSISTA

Tempero: com Bolsonaro inelegível, reforma tributária expõe disputa na extrema direita

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Divulgação
Reforma tributária se transformou na primeira derrota política de Bolsonaro após ficar inelegível

A votação da reforma tributária na Câmara dos Deputados foi o primeiro teste para aferir a força política do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o deixou inelegível.

Enquanto ele e os filhos mobilizaram o bolsonarismo contra a proposta, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), defendeu a reforma e acabou sendo hostilizado em um evento do PL.

:: Companheiro Tarcísio? Governador tenta se aproximar da centro-direita e se afastar da esquerda ::



O partido decidiu encaminhar a bancada para votar contra a PEC, mas 20 parlamentares desconsideraram a orientação partidária e votaram a favor da reforma.

O tema se transformou na primeira derrota política de Bolsonaro após ficar inelegível. A crise só deixou mais evidente que a disputa pela liderança da extrema direita já começou.

Enquanto isso, pesquisa Atlas mostra que a popularidade do presidente Lula subiu de 50% para 53%, enquanto 46% reprovam o presidente. É sinal de que o clima da eleição permanece e mostra que a extrema direita ainda tem um fôlego eleitoral, mesmo com 51,8% concordando com a inelegibilidade do ex-presidente.

Estes são alguns dos destaques do Tempero da Notícia, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.

Panela de pressão

Quem está com a panela fervendo são as Forças Armadas. Enquanto a pesquisa Atlas aferiu um bom desempenho do presidente Lula, o levantamento percebeu que os militares estão entre as instituições com a pior avaliação da população: 48% dos entrevistados não confiam nos militares.

Cafezinho

O cafezinho dessa semana vai para o dramaturgo Zé Celso Martinez Corrêa. Idealizador do Teatro Oficina, ele foi um dos diretores de teatro mais combativos, críticos e provocativos do país, um verdadeiro gênio da nossa cultura. Ele morreu na última quinta-feira (6), aos 86 anos, de forma trágica. Ele teve 53% do corpo queimado após incêndio no apartamento dele, em São Paulo.

:: Artistas lamentam a morte de Zé Celso: 'Marcou a História do Brasil' ::

Zé Celso foi responsável pela montagem histórica de O rei da vela, texto de Oswald de Andrade, e pela encenação de Roda Viva, de Chico Buarque. Ele foi um renovador do nosso teatro. Viva o Zé Celso!

Onde assistir

O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato no YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários.

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.

Edição: Nicolau Soares