Luta sindical

Congresso Estadual da CUT do Distrito Federal deve reunir mais de 400 participantes em Brasília

Representantes de 80 sindicatos são esperadas no evento que vai aprovar plano de lutas e nova diretoria

Brasil de Fato | Brasília (DF)  |
Último Congresso Estadual da CUT Brasília (CECUT) ocorreu em 2019 e levou o nome de “Lula Livre” - Allen Mesa

Delegados sindicais, observadores e convidados dos cerca de 80 sindicatos filiados participarão do Congresso Estadual da Central Única de Trabalhadores do Distrito Federal (CECUT). Com o tema “Luta, direitos e democracia que transformam vidas!”, o evento vai ocorrer nos dias 18, 19 e 20 de agosto, no Teatro do Sindicato dos Bancários de Brasília, na Asa Sul. 

De acordo com a CUT-DF, o evento deve reunir mais de 400 pessoas. A programação do Congresso vai contar com painéis temáticos sobre o mundo do trabalho, debates sobre a conjuntura local e nacional, a aprovação do Plano de Lutas e eleição da nova diretoria da CUT-DF para o quadriênio de 2023 a 2027.

“Vivemos uma conjuntura bem mais favorável à classe trabalhadora, mas que, ainda assim, demanda muita mobilização. Os últimos anos foram marcados pelo ataque sistemático aos trabalhadores e à democracia do nosso país, e nós resistimos”, analisa o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues.

“Agora, com Lula presidente e a esperança de volta, precisamos reformular nossas estratégias de lutas para conquistarmos aquilo que nos foi tirado”, acrescenta Rodrigues. 

:: Congresso da CUT-RS começa nesta sexta (4) e quer apontar novos rumos para a ação sindical ::

Durante o CECUT, serão realizadas atividades de comemoração dos 40 anos da Central Sindical, além da aprovação do texto-base com propostas para o 14º Congresso Nacional da CUT, que acontecerá de 19 a 22 de outubro, em São Paulo.

O último CECUT aconteceu em 2019 e foi planejado enquanto Lula estava encarcerado em Curitiba. Por isso, o evento levou o nome de “Lula Livre”, um grito entoado pelo Brasil pedindo sua liberdade. Lula foi solto em 8 de novembro – primeiro dia de evento em 2019. 

:: Abertura de Congresso estadual da CUT Paraná pauta desafios organizativos e de reconstrução no atual período ::

CUT 40 anos

Em 28 de agosto, a Central Única dos Trabalhadores completa 40 anos, sendo a maior central sindical da América Latina e uma das maiores do mundo. A CUT tem uma história marcada pelo enfrentamento em defesa dos trabalhadores e da democracia, garantindo protagonismo nos principais eventos históricos do país.

Para a comemoração de seus 40 anos, haverá diversas ações pelo país. Em Brasília, por exemplo, haverá o lançamento da revista “CUT 40 anos: casos e causos do movimento sindical no DF”, que conta histórias de luta e resistência.

Em 25 de agosto, a CUT-DF realizará o “Sextou nos 40”, um evento que deve reunir sindicalistas e militância CUTista para celebrar a história da Central, no prédio do centro comercial Conic, à frente da Esplanada dos Ministérios.

Além disso, a Câmara Legislativa do DF realiza a homenagem à Central no dia 4 de setembro.

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Rodrigo Chagas e Flávia Quirino