Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem viver Saúde

defesa do consumidor

Planos de saúde são líderes em reclamações de consumidores; saiba buscar seus direitos

Primeiras reclamações devem ser feitas junto às próprias operadoras; em caso de não resolução, ANS deve ser acionada

15.set.2023 às 06h11
Rio de Janeiro (RJ)
Redação

Planos de saúde devem ficar ainda mais caros - Agência Brasil

Levantamento recente do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) mostrou que as operadoras de planos de saúde foram as líderes de reclamações de consumidores brasileiros em nove dos últimos dez anos. Diante disso, é fundamental saber a quem recorrer na hora de ter problemas.

Segundo o Idec, os principais problemas apontados são dúvidas sobre contratos, falta de informação e reajustes. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), responsável pela regulamentação do setor, afirma que o primeiro contato para reclamação deve ser feito sempre pelo setor de "fale conosco" da operadora. Em cada contato, é importante que o cliente anote o número de protocolo gerado.

Em caso de negativa da operadora ou de não esclarecimento, o segundo caminho é buscar a ouvidoria do plano. Todas as operadoras devem oferecer contato direto com sua ouvidoria. A lista com os números de telefone, e-mails e endereços para contato presencial está disponível está disponível no site da própria ANS.

O próximo passo em caso de persistência do problema é o contato com a ANS. Nesse caso, é necessário ter os números de protocolos registrados junto à operadora. É possível acionar a Agência pelo telefone 0800 701 9656. Há, ainda, alguns núcleos para atendimento presencial espalhados pelo país. Os endereços estão neste link. Outra alternativa é o sistema online, disponível aqui. O acesso é feito por meio da conta gov.br.

A ANS determina um prazo de cinco dias úteis para que as operadoras entrem em contato com seus clientes em caso de reclamações de natureza assistencial, ou seja, relativas ao atendimento pela rede médica ou odontológica. É o caso, por exemplo, de dificuldade para agendamento de procedimentos ou negativa de atendimento.

No caso de outras demandas que não tenham relação com o atendimento, como problemas em contratos, reajustes e valores de mensalidades, as operadoras têm até dez dias úteis para dar um retorno ao consumidor, contados a partir do contato com a ANS.

Após receber a resposta, o consumidor deverá dar uma resposta à Agência, que entrará em contato por e-mail ou telefone. Se o consumidor considerar que o problema foi resolvido, a demanda é finalizada. Caso contrário, um setor interno da ANS vai analisar o caso para decidir qual a resposta deve ser dada.

Editado por: Thalita Pires
Tags: direito a comunicação e informaçãodireito à saúdedireitos civis e políticosdireitos sociais e econômicos
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Mercado ilegal

Seis em cada dez apostadores usaram bets ilegais este ano, mostra pesquisa

SOLIDARIEDADE

Marcha Global para Gaza reúne 10 mil pessoas no Cairo contra genocídio na Palestina; 200 são presos

CINEMA

Festival Santa Cruz faz homenagens e conclui mostra de filmes

Diplomacia genocida

Argentina afronta palestinos e direito internacional ao mudar embaixada para Jerusalém, diz especialista

ARTE E MEMÓRIA

Espetáculo resgata a história de Jurema Finamour, silenciada durante a ditadura militar

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.