boletim infogripe

Número de internações por covid segue crescendo nos estados de SP e RJ, diz Fiocruz

Aumento nos casos da doença em dois dos estados mais populosos do país reforça importância de manter a vacinação em dia

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Vacinação segue sendo a principal forma de combate à doença - Giorgia Prates

Dados divulgados nesta quinta-feira (28) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra avanço de internações por covid-19 nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, especialmente entre pessoas idosas.

As informações constam Boletim Infogripe, que reúne dados de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causadas por vários tipos de infecções. Os números divulgados nesta quinta se referem à semana entre 17 e 23 de setembro, com comparativos com as semanas anteriores.

De maneira geral, as infecções por SRAG estão estáveis no país, com pequenas oscilações. Segundo o levantamento, 44,2% dos casos de internações de SRAG no país em um mês são relativos à covid. As mortes decorrente de infecções por covid representam 77,5% dos óbitos ligados à SRAG.

"É um ritmo lento de crescimento em São Paulo, restrito também, assim como no Rio de Janeiro, à população de idade mais avançada, mas é um sinal de que [a covid] está presente. O vírus está circulando com maior intensidade, levando a aumento das internações, principalmente nas populações mais vulneráveis", disse o coordenador do Infogripe, Marcelo Gomes.

A Fiocruz recomenda que, diante das diferenças na disseminação da covid-19, os serviços públicos de saúde façam avaliações locais para acompanhamento da evolução das infecções no interior de cada estado. A situação das grandes regiões metropolitanas não deve ser o único indicador para tomada de decisões locais pelos agentes públicos de saúde.

De toda forma, a alta nas internações em dois dos três estados mais populosos do país é mais um alerta para a importância da imunização contra o coronavírus. "Mantém-se, obviamente, o reforço em relação à convocação para vacinação. Estar em dia com a vacina contra a covid-19", resumiu Gomes. 

Edição: Rodrigo Durão Coelho