Diplomacia

Lula conversa com Maduro sobre eleições na Venezuela e bloqueio dos EUA

Por telefone, presidentes trataram ainda da dívida venezuelana com o Brasil e das negociações entre governo e oposição

Caracas (Venezuela) |
Em maio, Maduro esteve em Brasília e se reuniu com Lula - Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou nesta segunda-feira (16) por telefone com seu homólogo venezuelano, Nicolás Maduro. Segundo o Planalto, os mandatários falaram por 30 minutos e abordaram temas como a mesa de diálogo entre o governo e a oposição da Venezuela e as próximas eleições presidenciais no país vizinho, que devem ocorrer em 2024.

Lula ainda pediu informações a Maduro sobre "as tratativas em curso entre Caracas e Washington com vistas ao levantamento das sanções contra a Venezuela, que atingem a economia e a população civil do país".

:: O que está acontecendo na Venezuela ::

De acordo com a Presidência brasileira, o telefonema ocorreu na manhã desta segunda-feira. Horas depois, a Noruega anunciou que as delegações do governo e da oposição venezuelana devem retomar o processo de negociação que está travado desde novembro do ano passado.

As partes devem se reunir nesta terça-feira (17) em Bridgetown, capital de Barbados. A principal demanda do governo é a eliminação de todas as sanções impostas pelos EUA que foram apoiadas pelo setor extremista da direita. Já os opositores pedem a definição de um cronograma eleitoral e o fim das inabilitações contra pré-candidatos presidenciais.

Desde que retornou à Presidência, Lula retomou as relações diplomáticas com a Venezuela e tem oferecido o Brasil como mediador para as conversas entre governo e oposição. Em maio, o petista recebeu Maduro em Brasília e em julho o presidente participou de uma reunião na Bélgica que contou com representantes de ambas as partes.

::Diplomata do Brasil na Venezuela defende reaproximação: 'Destino de exportações'::

Ainda nesta segunda-feira, o jornal estadunidense Washington Post afirmou que os EUA preparam um pacote de alívio nas sanções contra a Venezuela caso as delegações alcancem um acordo nesta terça-feira em Barbados. Segundo o diário, as medidas incluem a suspensão pontual e provisória de bloqueios contra a indústria petroleira venezuelana.

Dívida, comércio e investimentos

Lula e Maduro ainda trataram de temas bilaterais como o pagamento da dívida que a Venezuela possui com organismos brasileiros, como o BNDES. Segundo dados do próprio banco, até o final de junho a Venezuela ainda devia US$ 84 milhões(cerca de R$ 420 milhões) à instituição de fomento.

Durante sua visita a Brasília, Maduro disse que não sabia qual era o tamanho da dívida, mas que trabalharia junto ao governo brasileiro para sanar a inadimplência. Pelo BNDES, a maior parte dos empréstimos foram tomados para a realização de obras de infraestrutura durante os governos FHC, Lula e Dilma.

::O Brasil saiu perdendo ao liberar empréstimos do BNDES para obras na Venezuela?::

Os mandatários ainda trataram das cargas de alimentos que recentemente ficaram bloqueadas na fronteira terrestre entre os países. Segundo o Planalto, "o presidente Maduro indicou que encaminhará nos próximos dias uma sugestão para o tratamento das cargas brasileiras retidas na fronteira".

Ainda de acordo com o governo brasileiro, Maduro e Lula conversaram sobre possíveis investimentos como o chamado "Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos" e também na retomada de exportação de energia elétrica venezuelano para o Brasil, interrompida pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Edição: Rodrigo Durão Coelho