Urgência

Hemocentro do Distrito Federal está com estoque baixo e há risco de desabastecimento dos hospitais

Tipos sanguíneos O positivo, O negativo e A positivo estão no níveis inferiores de 40%

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Doações podem ser feitas de segunda-feira a sábado, das 7h15 às 18h - Geovana Albuquerque/Agência Brasília

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) opera atualmente com 50% do estoque estratégico de sangue, após a queda nas doações de sangue durante setembro e outubro. De acordo com o Hemocentro, o nível do estoque de sangue é o menor registrado nos últimos cinco anos e há risco de desabastecimento dos hospitais. 

Existe a necessidade de doação para todos os tipos sanguíneos, mas é urgente para os grupos O positivo, O negativo e A positivo. Esses tipos sanguíneos possuem uma maior demanda entre os pacientes e estão 40% abaixo do nível considerado como seguro.

Leia também: População brasileira precisa tornar doação de sangue um hábito cotidiano, diz especialista

O agendamento da doação de sangue pode ser feito pelo site Agenda DF ou pelo telefone 160, opção 2. Há ainda a possibilidade de encaixe, de acordo com a disponibilidade de vagas ociosas no dia.

Como doar?

Pessoas entre 16 e 69 anos, com mais de 51 kg e saudáveis podem fazer doação de sangue.. Para quem passou por cirurgia, exame endoscópico ou adoeceu recentemente, a recomendação é consultar o site do Hemocentro para saber se está apto para o procedimento.

Os interessados em fazer doação podem entrar em contato pelo site Agenda DF ou pelo telefone 160, opção 2. Também é possível realizar o encaixe, dependendo da disponibilidade de vagas.

O Hemocentro de Brasília está localizado no Setor Médico Hospitalar Norte (início da W3 Norte), próximo ao Hran e à Fepecs, e atende de segunda a sábado, das 7h15 às 18h.

Fonte: BdF Distrito Federal

Edição: Márcia Silva