Argentina

Milei viajará para Israel e EUA antes de tomar posse como presidente da Argentina

Vitória do candidato da extrema direita foi comemorada por seus pares neoliberais

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Milei afirmou que as viagens têm 'uma conotação mais espiritual do que outras características' - Luis Robayo / AFP

O presidente eleito da Argentina, Javier Milei, anunciou que suas primeiras viagens serão aos Estados Unidos e a Israel, antes mesmo de sua posse, em 10 de dezembro. À imprensa argentina, Milei afirmou que as viagens têm "uma conotação mais espiritual do que outras características”. 

A visita aos países confirma o alinhamento de Milei ao posicionamento do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e do primeiro-ministro de Israel, Benhamin Netanyahu, ambos da extrema direita. O novo presidente da Argentina já declarou até mesmo apoio às forças israelenses nos ataques contra os palestinos. 

Antes mesmo de Milei anunciar as viagens, sua vitória foi enaltecida por lideranças e personalidades alinhadas à extrema direita pelo mundo, como o próprio Donald Trump. O candidato do partido A Liberdade Avança venceu as eleições presidenciais contra Sergio Massa, ministro de Economia do governo de Alberto Fernández, neste domingo (19). 

Donald Trump afirmou que está “muito orgulhoso” de Javier Milei. “Você vai mudar o seu país e realmente tornar a Argentina grande novamente”, escreveu em seu perfil na rede Truth Social. O bilionário ultraliberal Elon Musk também comemorou o resultado das eleições argentinas. "A prosperidade está à frente da Argentina", disse em seu perfil no X, antigo Twitter. 

:: Milei pode ter dificuldade para concluir mandato, diz especialista em história argentina ::

O ex-presidente da Argentina, Mauricio Macri, que declarou apoio à Milei após o primeiro turno, também comemorou o resultado. "A maioria dos argentinos se expressou de forma contundente, escolhendo a mudança e rejeitando a continuidade", escreveu em seu perfil no X. 

"Felicito Javier Milei por representar com valentia a vontade de avançar e prosperar que vive no coração dos argentinos. Ele soube escutar a voz dos jovens e a frustração de milhões de pessoas empobrecidas. Não há dúvidas de que hoje começa uma época. Isso nos dá esperança. O novo governo necessitará de apoio, confiança e paciência de todos nós”, concluiu. 

:: Javier Milei derrotou Sergio Massa em 20 das 23 províncias da Argentina  ::

O ex-presidente Jair Bolsonaro, também da extrema direita, parabenizou Milei e afirmou em seu perfil no X que “a esperança volta a brilhar na América do Sul”. “Que esses bons ventos alcancem os Estados Unidos e o Brasil para que a honestidade, o progresso e a liberdade voltem para todos nós”, escreveu. 

Repercussão na América Latina e Estados Unidos

Entre outros políticos alinhados à esquerda, o processo eleitoral na Argentina foi destacado. O presidente do Chile, Gabriel Boric parabenizou a democracia argentina e desejou "o melhor para ao povo argentino".  

No Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva escreveu em seu perfil no X que “a democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Lula também parabenizou as instituições argentinas “pela condução do processo eleitoral” e o “povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica”. 

“Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, concluiu. 

:: Massa admite derrota; argentinos escolhem candidato da extrema direita Javier Milei como o novo presidente ::

Na mesma linha, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que a vitória de Milei é uma decisão da sociedade argentina. Lamentou, no entanto, o resultado: “Triste para a América Latina. O neoliberalismo não tem mais proposta para a sociedade, não pode responder aos problemas atuais da humanidade”. 

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, celebrou o “robusto processo democrático através do qual o público argentino tem falado. A forte participação e a condução pacífica da votação são uma prova das instituições eleitorais e democráticas da Argentina". 

:: Resultado imprevisível acende alerta na Argentina: 'Se ganhar Milei, teremos o caos' ::

Edição: Vivian Virissimo