ASSISTA

Bem Viver na TV: Como a economia solidária pode auxiliar na busca por justiça social?

Para falar sobre o tema, o programa traz uma conversa com Andrea Cunha, secretária de Economia Solidária de Maricá (RJ)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
"A gente consegue identificar que pode ter uma sociedade mais justa", diz Secretária de Economia Solidária de Maricá - Katito Carvalho

Em meio ao consumo desenfreado em um planeta sinaliza que as mudanças climáticas estão cada vez mais atenuadas, é possível ter um modelo econômico a partir do desenvolvimento sustentável, do respeito à vida e com justiça social? A economia solidária mostra que sim.

Veja também: Bem Viver na TV destaca legado e obra inédita de Carolina Maria de Jesus em entrevista com filha da escritora

No dia 15 de dezembro é celebrado o Dia Nacional da Economia Solidária. A data foi criada em 2019 e tem o objetivo de incentivar a defesa desse modelo de organização econômica.

Para entender melhor o que é esse modelo, que visa a produção de mais empregos e distribuição de renda, o Bem Viver, programa do Brasil de Fato, conversou com Andrea Cunha, secretária de Economia Solidária da cidade de Maricá, região Metropolitana do Rio de Janeiro.

:: Bem Viver destaca a agricultura como ferramenta de resgate da ancestralidade indígena em Pernambuco ::

De acordo com Andrea, a economia solidária tem um papel indispensável na busca da equidade. "A gente consegue entender que pode ter um mundo diferente, um mundo melhor, totalmente diferente dessa nuvem no nosso entorno que é um mundo desigual, esse mundo capitalista que só visa o lucro. A gente consegue identificar que pode ter uma sociedade mais justa, mais igualitária, uma vida melhor para seus filhos, suas famílias, uma sociedade mais solidária."

Confira a entrevista na íntegra no Bem Viver na TV.

E tem mais...

No Momento Agroecológico, a agricultura tem sido ferramenta de resgate da ancestralidade do povo Xukuru, em Pernambuco.

Na Dica de Saúde, saiba a importância da leitura para o desenvolvimento das crianças.

No Comida de Verdade, a chef Gema Soto, da Gastronomia Periférica, ensina um prato especial que não falta na ceia de Natal venezuelana, as hallacas.

Quando e onde assistir 

No YouTube do Brasil de Fato, todo sábado, às 13h30, tem programa inédito. Basta clicar aqui.

Na TVT: sábado, às 13h30; com reprise aos domingo (às 6h30) e terça-feira (às 20h), no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC  

Na TVCom Maceió: sábados, às 10h30, com reprise aos domingos (às 10h), no canal 12 da NET.  

Na TV Floripa: sábados, às 13h30, com reprise ao longo da programação, no canal 12 da NET.  

:: Especialistas debatem sobre a importância da Assistência Social no contexto do desastre ::

Na TVU Recife: sábados, às 12h30, com reprise às terça-feira (às 21h), no canal 40 UHF digital.  

Na TVE Bahia: sábados, às 12h30, com reprise quinta-feira (às 7h30), no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital.  

Na UnBTV: sextas-feiras, às 10h30 e às 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET.  

TV UFMA Maranhão: quintas-feiras, às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17.  

Sintonize   

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.   

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.   

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Marina Duarte de Souza