ASSISTA

Bem Viver na TV celebra a irreverência e a música de Tom Zé

Programa traz uma entrevista com uma das referências da música brasileira na última edição inédita de 2023

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Com 87 anos e preparando novo álbum, artista recebeu, em outubro, premiação italiana por carreira musical - Andre Conti / Divulgação

"Naquele tempo todo compositor brasileiro do meu ambiente era uma pessoa séria que falava sério que estava defendendo o Brasil contra a ditadura e contra a ditadura só se fala no sério."

Nos anos de chumbo, Tom Zé percebeu que tinha outro inimigo além dos militares. O músico. que recém completou 87 anos. relembra que seus colegas artistas tinham uma maneira diferente de combater o regime que perdurou 21 anos no Brasil.


Veja também: Bem Viver na TV destaca legado e obra inédita de Carolina Maria de Jesus em entrevista com filha da escritora

"Como é que eu vou imitar um negócio que tem um mau humor filho da mãe? Existe mau humor pior que o da ditadura?", questiona em entrevista ao Bem Viver, programa do Brasil de Fato.

"Enquanto todo mundo que falava, falava muito grosso, porque tinha que ser muito homem para poder ser contra a ditadura. Eu nunca achei isso."

A crítica de Tom Zé rendeu uma música, Complexo de Épico, presente no álbum Todos os Olhos, que completa 50 anos em 2023.

"E essa era a maneira que eu caía em cima da ditadura. Então quando eu falava mal da ditadura, eu juntava uma coisa qualquer em que a ditadura ficava ridícula, ridícula para uma coisa que gerasse riso", comenta Tom Zé, lembrando que a música Vai (Menina, Amanhã de Manhã), lançada em 1976 no álbum Estudando o Samba, fazia referência, justamente, a essa forma de criticar com ironia.

Confira a entrevista na íntegra no Bem Viver na TV.

E tem mais...

O Mosaico Cultural segue o ritmo e traz o primeiro encontro de música do MST.

Está muito calor por ai? Pois é, 2023 foi um dos  anos mais quentes da Historia. Em Belo Horizonte (MG), a gente traz as reflexões sobre algumas alternativas para reduzir os impactos dessa onda de calor extremo.

Falando em soluções... O  Momento Agroecológico mostra os Centros de Vivência Agroecológica, espaços públicos que estão transformando a vida da população em periferias também na capital mineira.

Gema Soto, da Gastronomia Periferica ensina uma receita venezuelana especial de natal no Comida de Verdade: a torta negra. 

Em janeiro o programa Bem Viver faz uma pausa. Quem nos acompanha pela televisão vai contar com reprises. Em fevereiro, o programa volta com tudo e cheio de novidades. Para assistir às últimas edições, basta conferir a playlist no YouTube do Brasil de Fato.

Quando e onde assistir 

No YouTube do Brasil de Fato, todo sábado, às 13h30, tem programa inédito. Basta clicar aqui.  

Na TVT: sábado, às 13h30; com reprise aos domingo (às 6h30) e terça-feira (às 20h), no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC  

Na TVCom Maceió: sábados, às 10h30, com reprise aos domingos (às 10h), no canal 12 da NET.  

Na TV Floripa: sábados, às 13h30, com reprise ao longo da programação, no canal 12 da NET.  

:: Especialistas debatem sobre a importância da Assistência Social no contexto do desastre ::

Na TVU Recife: sábados, às 12h30, com reprise às terça-feira (às 21h), no canal 40 UHF digital.  

Na TVE Bahia: sábados, às 12h30, com reprise quinta-feira (às 7h30), no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital.  

Na UnBTV: sextas-feiras, às 10h30 e às 16h30, em Brasília no Canal 15 da NET.  

TV UFMA Maranhão: quintas-feiras, às 10h40, no canal aberto 16.1, Sky 316, TVN 16 e Claro 17.  

Sintonize   

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.   

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.   

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Thalita Pires