Governo Lula

Kelli Mafort, ex-dirigente do MST, assume como número 2 da Secretaria-Geral da Presidência

Além de militante do MST desde 1997, Mafort é doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
No ano passado, Mafort esteve à frente da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas - MST

A ex-coordenadora do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) Kelli Cristine de Oliveira Mafort foi nomeada secretária-executiva da Secretaria-Geral da Presidência, comandada pelo ministro Márcio Macêdo (PT), nesta terça-feira (16). 

Em seu perfil no X, antigo Twitter, Mafort agradeceu ao ministro pela indicação. “Agradeço ao ministro Márcio Macêdo pelo convite e pela confiança depositada em minha trajetória de vida e no aprendizado obtido como gestora”, escreveu. 

No ano passado, Mafort esteve à frente da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, dentro da pasta chefiada por Macêdo. Além de militante do MST desde 1997, Mafort é doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e graduada em Pedagogia. 

“Agradeço a toda coletividade de servidores e servidoras da Secretaria-Geral da Presidência, especialmente meus colegas da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais, com quem tanto aprendi. Agradeço aos movimentos sociais, populares, urbanos, do campo, indígenas e quilombolas, aos movimentos sindicais e organizações da sociedade civil pelo permanente compartilhar”, escreveu Mafort. 

No novo cargo, Mafort ocupa o lugar deixado por Maria Fernanda Coelho. À imprensa, a pasta informou que a saída de Coelho ocorreu devido a "questões pessoais". A mudança na Secretaria-Geral ocorre após abertura de sindicância para apurar o pagamento de diárias e passagens de servidores durante carnaval fora de época, em Sergipe, em novembro de 2023.

 

Edição: Vivian Virissimo