EPIDEMIA

Minas Gerais é o estado com maior número de casos prováveis de dengue e chikungunya no Brasil

Mais de 60 municípios mineiros já decretaram estado de emergência

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
Minas possui cerca de 80% dos casos de chikungunya no Brasil. - Foto: Freepik

Segundo os dados mais recentes publicados no Painel de Monitoramento das Arboviroses de 2024, divulgado pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (19), Minas Gerais é o estado com o maior número de notificações dessas doenças no Brasil. Foram registrados 218.265 casos prováveis de dengue e 25.522 de chikungunya.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), 62 municípios entraram em estado de emergência por conta das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Em 27 de janeiro, o governo de Minas decretou emergência em todo o estado. 

:: Leia mais: Minas decreta emergência e Rio tem explosão nos casos de dengue ::

Segundo a SES-MG, a expectativa é de que em 2024 Minas Gerais tenha o pior ano da história desde os primeiros casos de dengue no Brasil. 

Os dados sobre chikungunya também são alarmantes. Minas possui cerca de 80% dos casos confirmados no Brasil. O estado já notificou 16.907 ocorrências, com quatro mortes confirmadas e 14 em investigação. 

Já em relação ao zika vírus, foram registrados 22 casos prováveis, sendo apenas um confirmado.

'Dia D' contra o Aedes aegypti

Na última semana, a secretaria de saúde do estado apresentou medidas para o combate das doenças causadas pelo mosquito em Minas Gerais. Foi anunciado um repasse de mais de R$ 150 milhões a todos os municípios do estado no enfrentamento ao Aedes aegypti.

No dia 24 de fevereiro, em Belo Horizonte, será realizada uma capacitação de equipes de saúde e implementação da sala de hidratação do Hospital Júlia Kubitschek (HJK), que ficará em funcionamento 24 horas por dia. A secretaria também pretende promover um "Dia D" de conscientização contra as arboviroses no estado.

Saiba como tratar

Na última semana, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) emitiu um alerta indicando a importância de evitar o uso de ácido acetilsalicílico (AAS) em casos de suspeita de dengue. Segundo a entidade, o produto pode piorar consideravelmente o quadro de saúde dos infectados pelo vírus.

A dengue e a chikungunya são doenças virais que não possuem um tratamento antiviral específico. A ingestão de líquidos é essencial no tratamento das arboviroses. Em caso de qualquer sintoma, procure um médico ou um centro de saúde.

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Leonardo Fernandes