em foz do iguaçu

Mujica, Francia Márquez e mais: Jornada de Integração dos Povos tem programação intensa nesta sexta-feira

Mais de 4 mil pessoas devem passar pelo Centro de Convenções de Foz do Iguaçu; ato político fecha programação à noite

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Jornada teve o primeiro dia de atividades nesta quinta-feira (22) - Juliana Barbosa / MST-PR

Uma intensa agenda de atividades vai marcar esta sexta-feira (23), último dia de programação da Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos, em Foz do Iguaçu (PR). A vice-presidenta da Colômbia, Francia Márquez, participa de uma das mesas programadas, enquanto outros líderes, como o ex-presidente uruguaio Pepe Mujica, são esperados para o ato político que fecha a programação, à noite.

As atividades, mais uma vez, acontecem no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu (Ceconfi), e são esperadas mais de 4 mil pessoas ao longo de todo o dia.

Francia Márquez será uma das integrantes da mesa "Desafios da Integração Latino-americana e Caribenha", a primeira do dia, às 9h, logo após a mística de abertura do dia de atividades. A proposta da mesa é dialogar com partidos políticos, parlamentos, governos e movimentos populares.

A sequência da programação prevê discussões em quatro mesas de trabalho temáticas a partir das 11h: "Democracia, soberania e integração"; "Direitos para unir os nossos povos: educação, soberania alimentar, saúde e energia para a integração"; "Trabalho digno como foco de um novo modelo de desenvolvimento" e "A batalha das ideias e a construção de uma hegemonia cultural".

A última plenária de debates do evento está marcada para 15h. A atividade, com duração prevista até 18h, terá ainda a leitura do documento elaborado pelas delegações para marcar a realização da Jornada.

A atividade de encerramento do evento será o ato político que vai reunir autoridades de diversos países a partir das 19h30. Além de Francia Márquez e Pepe Mujica, também estarão presentes o ministro da Secretaria-Geral da Presidência do Brasil, Márcio Macedo; a ministra da Secretaria da Presidência da Bolívia, Marianela Prada; a senadora pela Frente Guazú, do Paraguai, Esperanza Martínez; e outros representantes dos países da região. Também haverá um festival cultural.

A Jornada é organizada pela ALBA Movimientos, a Assembleia Internacional dos Povos (AIP), a Confederação Sindical das Américas (CSA), a Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes (Oclae), a Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e pela Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila).

Edição: Nicolau Soares