memória

Manifestação em Curitiba (PR) marca 6 anos do assassinato de Marielle e Anderson

Ato 'Quem mandou matar?' pede justiça e denuncia a violência policial

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Manifestação faz parte da programação “Março por Marielle e Anderson” que acontece em todo o país - Foto: Reprodução/ Internet

Seis anos se passaram desde o assassinato da vereadora pelo Rio de Janeiro Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes sem que as investigações determinassem quem foi o mandante do crime. Neste 14 de março, partidos políticos, movimentos populares e figuras públicas se unem em um ato para homenagear o legado da vereadora e exigir justiça.

A concentração está agendada para as 18h30 em frente à escultura Anita Cardoso, na Praça Generoso Marques, no centro de Curitiba. A saída está programada para as 19h30 em direção ao monumento Enedina Alves Marques, na Rua XV de Novembro.

Juliana Mittelbach, articuladora do Movimento Mulheres Negras Decidem, destaca que a realização do "Março por Marielle e Anderson" é mais um momento para cobrar das autoridades uma resposta sobre esses assassinatos.

"A sociedade brasileira tem uma oportunidade de mostrar para o mundo que repudia esse crime bárbaro, uma violência de gênero, violência de raça e violência política", ressalta Juliana.

Marielle Franco é um símbolo de resistência e luta pelos Direitos Humanos. A data do dia 14 de março tornou-se o Dia Marielle Franco de Luta contra o Genocídio da Mulher Negra, uma ocasião para refletir sobre a desigualdade, o preconceito e as inúmeras injustiças enfrentadas pelas mulheres negras no Brasil.

Rafael Pereira, um dos organizadores da manifestação pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), destaca que o evento também tem o intuito de denunciar a violência policial e apoiar a desmilitarização da Polícia Militar.

"[O caso de] Marielle foi um dos exemplos de violência policial, mas isso ocorre todos os dias. Quantas mulheres periféricas e negras choram a morte precoce de seus filhos?", questiona Rafael.

A manifestação faz parte da programação "Março por Marielle e Anderson", com ações em todo o mundo. Em Curitiba, o ato contará com manifestações culturais e populares.

Serviço

Ato em Curitiba em homenagem a Marielle Franco e Anderson Gomes

14 de março às 18h30

Na escultura Anita Cardoso (Praça Generoso Marques, Centro)

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini