Favela em pauta

Complexo do Alemão recebe secretário do Ministério das Cidades para discutir gestão de risco

Encontro acontece com participação de lideranças do Alemão e de outras favelas cariocas para entender carências locais

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O Complexo do Alemão é composto por 15 favelas e concentra uma população de mais de 58 mil habitantes - Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Nesta terça-feira (19), acontece uma nova edição da Caravana das Periferias no Complexo do Alemão, zona Norte do Rio de Janeiro. Na visita, o secretário Nacional de Periferias, Guilherme Simões, ouve associações, coletivos, grupos e agentes locais sobre as carências e potencialidades das favelas cariocas. Essa é a segunda vez que Simões visita o local. No ano passado, a primeira visita aconteceu como uma preparação para o projeto que neste ano percorre diversas periferias do país.

No Complexo do Alemão, o secretário irá se encontrar com representantes locais para visitar pontos previamente identificados no Plano Comunitário de Gestão de Risco. Depois, participa de um encontro com lideranças de outras favelas do Rio, a partir das 15h30, na laje da Casa Brota (que fica atrás da drogaria próximo ao teleférico do Morro do Alemão), mesma rua da sede do Instituto Raízes em Movimento. 

A Caravana das Periferias é uma ação do Ministério das Cidades que visa a mobilização de agentes territoriais como associações, coletivos, grupos e agentes individuais que atuam em território periférico. A ação tem por objetivo conhecer e reconhecer agentes territoriais, integrando suas iniciativas às políticas públicas intersetoriais.

Ao longo dos últimos anos, em face da falta de políticas públicas para as periferias, surgiram diversos agentes territoriais. A Caravana tem por objetivo reconhecer esses agentes e realizar um diagnóstico dos temas que estão mais potentes na periferia, tais como projetos, iniciativas, atividades e coletivos.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse