O primeiro final de semana do mês de abril chegou, e o Ceará deve se transformar em um verdadeiro palco de diversidade e cultura. Se você está em busca de música boa, teatro, dança e muita atividade lúdica, prepare-se para aproveitar cada segundo da agenda dos próximos dias. Entre os destaques, atrações que celebram as tradições cearenses e também os mais modernos movimentos artísticos.
Confira agora, no Brasil de Fato Ceará, a agenda cultural para este final de semana.
Casa da Cultura de Sobral
O Encontro Internacional de Arte Contemporânea (Eita) chega à Casa da Cultura de Sobral. Emergindo como um gesto de ruptura no cenário da arte contemporânea e estabelecendo a cidade de Sobral, na região norte do Ceará, como território de convergências artísticas e diálogos transterritoriais, a exposição reúne 50 artistas de diferentes geografias e busca investigar as fronteiras entre linguagens e suportes, questionando os limites entre o local e o global, entre o tradicional e o experimental.
Aberta desde 20 de março, a exposição pode ser visitada até o dia 30 de abril. O acesso é gratuito e conta com recursos de acessibilidade. Idealizado pelo artista Wescley Braga, o Eita busca reunir artistas contemporâneos, contemplando a produção de todo o estado, assim como nacional e internacional. Foram selecionados artistas da França, Irã, Espanha, Alemanha, Cazaquistão, Hong-Kong, Itália entre outros.
A exposição acontece na Casa da Cultura de Sobral (avenida Dom José Tupinambá da Frota, 881 – Dom José) e pode ser visitada de terça à sexta-feira, das 14h às 21h. Já aos sábados, a visitação acontece das 17h às 21h.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato Ceará no seu Whatsapp ::
Cultura Alimentar – 15ª Bienal Internacional do Livro
A cultura alimentar ganhou espaço exclusivo na 15ª Bienal Internacional do Livro do Ceará, que teve início nesta sexta-feira (4) e segue até 13 de abril, no Centro de Eventos do Ceará. O espaço Literatura e Cultura Alimentar contará com rodas de conversa, aula-show e diálogos literários que conectam memória, identidade e resistência alimentar. A programação será conduzida por Mercado AlimentaCE e Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco (EGSIDB), ambos equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-Ceará).
Inspirada no tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”, o espaço abordará a cultura alimentar como um território de saberes, narrativas e protagonismo feminino.
Sábado | 5 de abril
14h às 16h: EGSIDB / Mercado AlimentaCE – Abertura do Espaço Cultura Alimentar, com Selene Penaforte (EGSIDB) e Marina Araújo (Mercado AlimentaCE). As receitas que não foram escritas – Mattu Macedo e aluna. Mediação: Vanessa Moreira.
Domingo | 6 de abril
16h às 18h: EGSIDB – Atividade: As receitas que não foram escritas: Pratinho em Fortaleza. Convidadas: Izakeline Ribeiro e Dona Luiza Santos, fundadora do Pratinho da Madrugada. Mediação: Selene Penaforte
Segunda-feira | 7 de abril
16h às 18h: EGSIDB – Atividade: As receitas que não foram escritas: Conceição dos Caetanos. Convidadas: Patty Durães, Dona Medina Caetanos e Joélho Caetanos. Mediação: Vanessa Moreira
Terça-feira | 8 de abril
16h às 18h: Mercado AlimentaCE – Aula-show: Macaxeira, a Rainha do Brasil. Mas onde estão as casas de farinha? Com Elaine Tremembé, Patty Durães e Aline Guedes. Mediação: Marina Araujo.
Quarta-feira | 9 de abril
16h às 18h: Mercado AlimentaCE – Roda de conversa: Planta do Quintal que se Come. Com Fran Pitaguary e Aline Guedes. Mediação: Manjari Ikeda.
Quinta-feira | 10 de abril
16h às 18h: Mercado AlimentaCE – Roda de conversa: Mariscar Também é Coisa de Mulher: Luta pelo Território e a Resistência Quilombola. Com Luciana Cumbe e Ana Paula Gonçalves. Mediação: Gio Frapiccini.
Sexta-feira | 11 de abril
16h às 18h: Mercado AlimentaCE – Roda de conversa: De Typica a Típico – Teu café é feito de quê?. Com Dasdores e Sarah Carvalho. Mediação: Iury de Melo.
Sábado | 12 de abril
16h às 18h: Mercado AlimentaCE – Diálogos sobre o livro Mistura Quilombola: Sabores e Memórias Ancestrais na Bienal.
EGSIDB: Lançamento do livro As receitas que não foram escritas com Bianca Ziegler e Raisa Christina. Mediação: Vanessa Moreira.
Complexo Cultural Estação das Artes
A Estação das Artes celebra, neste fim de semana, o ano em que Bob Marley faria 80 anos. O rei da música reggae será homenageado no show da banda cearense Donaleda neste sábado (5), das 20h às 21h30. Além dos maiores sucessos de Marley, a banda também apresenta suas canções autorais em um show com interpretação em Libras. Criada há 24 anos, Donaleda tornou-se uma referência na cena musical do Norte e Nordeste. Quem abre a noite é o DJ Carlos Vibration, que faz a discotecagem das 18h às 19h30.
Além da programação especial de sábado, a Estação das Artes recebe ainda os shows do grupo Baila Comigo e Os Terríveis cantam Roberto Carlos. O complexo cultural integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais (Rece) da Secult Ceará e gerido em parceria com o Instituto Mirante.
Sexta-feira | 4 de abril
18h às 19h30 – Forrozão Bota Pra Cima
20h às 21h30 – Zé Iris e Forrozão Dedo de Aço
Sábado | 5 de abril
18h às 19h30 – DJ Carlos Vibration
20h às 21h30 – Show Marley80, com Donaleda
Domingo | 6 de abril
10h às 15h – Feira Mais Vinil
10h às 13h – Oficina de Pintura Infantil Universo de Cores, com Talita Késsia e Fleuri Cardoso
10h às 13h – DJ Albano Seletor, no Mercado AlimentaCE
13h às 14h30 – Os Terríveis cantam Roberto Carlos
Museu da Cultura Cearense e Museu de Arte Contemporânea do Ceará
Neste sábado (5), às salas um e dois do Museu da Cultura Cearense (MCC) recebem a finissage da exposição Teimosia, com a presença dos artistas Gerson Ipirajá e Silvano Tomaz, bem como da curadora Kadma Marques. Com início às 15h, será lançado e distribuído o catálogo da mostra na ocasião: os interessados podem ver as obras até dia 6 de abril, domingo. Dedicada ao artista Zé Tarcísio, a mostra reúne um conjunto de obras produzidas a partir de 2021, com um olhar voltado para a importância do teimar, do insistir e do perseverar como devir da própria existência.
Ainda no MCC, a exposição permanente Vaqueiros celebra a rica cultura sertaneja, a partir de uma pesquisa realizada entre 1998 e 1999.
Além disso, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) está com quatro exposições abertas nesta semana: O que tem em cima do morro?, que revisita as memórias do bairro Moura Brasil; a coletiva Anunciação: vou te olhar no vazio imenso, com curadoria de Clebson Francisco; Mandingueira, de Pedra Silva; e O papel do papel, de Samuel Tomé, voltada para a arte impressa.
As visitas aos museus são gratuitas e podem ser realizadas de quarta a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 13h às 18h. O último acesso é permitido até 30 minutos antes do fechamento.
Theatro José de Alencar
O Theatro José de Alencar (TJA) recebe a partir desta sexta-feira (4), das 17h às 20h, na Galeria Ramos Cotoco, a exposição In Visibilidades: Poética de estar juntos. A mostra, gratuita, segue com visitação até 28 de abril, sempre de terça-feira a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 14h às 19h. O TJA é um espaço da Rece, da Secult Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
In Visibilidades: Poética de estar juntos reúne obras pertencentes ao acervo do Grupo Espírita Casa da Sopa. São expressões artísticas de Antonello Veneri, Ed Rocha, Hannah Rodrigues, Mestre Júlio Santos e Raisa Christina que nos revelam em imagens a face das pessoas em situação de rua, o desalento, bem como a força, os sonhos e a superação de sua condição de exclusão social. A coletiva propõe um cenário que deve ser um permanente convite à reflexão sobre o modelo de sociedade em que vivemos.
15ª Bienal Internacional do Livro
Ao longo de 15 edições, a 15ª Bienal Internacional do Livro vem se consolidando como um dos mais importantes eventos culturais do gênero no país e já tem lugar cativo na agenda literária estadual e nacional. Realizada em Fortaleza, de 4 a 13 de abril de 2025, no Centro de Eventos do Ceará, o evento é uma iniciativa do governo do Ceará, por meio da Secult Ceará, com o apoio do Ministério da Cultura (Minc), por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.
A bienal ofertará ao público atrações de natureza artística e literária, contemplando palestras, mesas redondas, conferências, oficinas, contações de histórias, lançamentos de livros e outros eventos literários, além de apresentações com artistas de reconhecimento, nacional e internacional, combinando uma programação democrática e gratuita, que atenda a um público plural – infantil, juvenil e adulto.
Em 2025, a bienal traz como tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”. É um presente, que ilumina diversas possibilidades de expressões, pluralidades dialéticas do campo literal com relevos incontáveis de vozes que se conectam por meio do tempo e do espaço, ressignificando narrativas, rompendo silenciamentos e reafirmando a potência da escrita como ferramenta de transformação e resistência.
Acompanhe a programação completa da 15ª Bienal Internacional do Livro.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato Ceará no seu Whatsapp ::