Uma programação latino-americana no Armazém do Campo Rio, na Lapa, vai homenagear o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, na próxima sexta-feira (30). O espaço de comercialização de produtos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) fica na rua Mem de Sá, nº 135, Lapa.
Segundo a organização, a ideia do evento é celebrar a vida e o legado de Pepe com debates e atividades culturais. “Mujica dedicou a sua vida a luta humanitária deixando um legado de ensinamentos tão necessário relembrar diariamente”, ressalta o convite.
Estão previstas apresentações de músicos, banda e DJs migrantes latinos de Cuba, Venezuela e Colômbia, além do lançamento do livro Um Atlântico Liberal, da historiadora argentina Julia Giménez. A obra aborda a ofensiva da direita na América Latina.
O evento, a partir das 18h, será seguido de debate com a autora do livro, a professora Virgínia Fontes, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e a jornalista do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) Cláudia Santiago.
Legado para a juventude
Para Janailson Almeida, coordenador do Armazém do Campo RJ, Mujica inspira hoje uma juventude oprimida pelo modo de vida capitalista, oferecendo uma utopia possível.
“Nós queremos celebrar a vida de Pepe Mujica, esse que foi um ser humano pleno. Não queremos romantizar Mujica, mas reafirmar os valores que Pepe nos deixou como ensinamento, de cuidado com as pessoas, com a natureza, do questionamento do que é habitual, por um extraordinário que se torne cotidiano”, afirmou ao Brasil de Fato.
José Alberto “Pepe” Mujica Cordano morreu no último dia 13 de maio aos 89 anos. O ex-mandatário deixou um legado na política uruguaia por ser protagonista na transformação da Frente Ampla, hoje a principal coalizão de esquerda do país.
De preso político a refém da ditadura militar no Uruguai durante 12 anos, Mujica teve sua história contada no filme Uma noite de 12 anos (2018). “A sabedoria de Pepe e capacidade de materializar na vida aquilo que defendeu como filosofia é um legado bonito que ele deixa para humanidade”, completa o coordenador do Armazém RJ.
Serviço:
Data: 30/05/2025
Horário: 18h
Local: Armazém do Campo RJ
Endereço: rua Mem de Sá, nº 135, Lapa, Rio de Janeiro