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entregas da fome

Ação da Cidadania rompe parceria institucional com iFood após 8 anos: ‘fome não é algo abstrato’, afirma diretor da ONG

Empresa recusou convite para tratar da segurança alimentar dos entregadores

02.jun.2025 às 12h28
Rio de Janeiro (RJ)
Redação
‘Somos a mão de obra dos aplicativos’, diz motoboy do Rio de Janeiro em dia de greve nacional dos entregadores  

Protestos miram em aplicativos de delivery, como Uber Flash e 99 Entrega, mas tem como alvo central o iFood - Paulo Pinto/Agência Brasil

A ONG Ação da Cidadania comunicou o fim da parceria institucional com o iFood na última sexta-feira (30). A decisão veio dias depois de uma audiência pública que debateu o cenário de fome vivido por entregadores de aplicativo no Rio de Janeiro, do qual a empresa se recusou a participar, na assembleia legislativa. 

No comunicado oficial sobre o fim da parceria, a ONG afirma que a área de segurança alimentar da empresa foi “completamente desmantelada” em 2023. O texto argumenta ainda que a maior plataforma de entregas do país tem responsabilidade direta sobre a realidade de seus entregadores.

Ao Brasil de Fato, o diretor-executivo da Ação da Cidadania, Rodrigo “Kiko” Afonso, afirmou que o rompimento se deu após inúmeras tentativas de diálogo. Desde 2017, o iFood apoiou campanhas de combate à fome promovidas pela ONG, inclusive com uma plataforma de doação dentro do aplicativo.

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“Essa decisão não é sobre condenar, é sobre responsabilidade. A fome não é um conceito abstrato pra nós — ela tem rosto, tem nome, tem história. E quando vemos trabalhadores sem acesso ao básico, sem comida, sem direitos, precisamos ter coragem de fazer escolhas difíceis. Tentamos o diálogo até o fim, porque acreditamos que sempre é possível construir juntos. Mas não dá para ficar em silêncio diante de quem recusa olhar para a fome que também ajuda a produzir”, afirmou Afonso. 

A Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida surgiu em 1993 por iniciativa do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. Uma extensa rede de comitês locais, movimentos sociais populares, artistas e lideranças comunitárias se mobilizaram para denunciar e atuar sobre o problema da fome no país. O contexto era de 32 milhões de brasileiros abaixo da linha da pobreza, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Cenário de fome

Um em cada três entregadores de aplicativo vive em situação de insegurança alimentar, segundo a pesquisa Entregas da Fome, da Ação da Cidadania. Considerando-se apenas a insegurança alimentar grave, popularmente conhecida como fome, 8% deles enfrentavam o problema.

Além disso, 99% dos entrevistados no Rio de Janeiro e em São Paulo afirmaram que pagam, do próprio bolso, o plano de dados móveis para o uso do aplicativo de entregas. Para a ONG Ação da Cidadania, o modelo de negócio do iFood coloca o lucro acima das condições básicas de quem sustenta a operação da plataforma. 

“Estivemos abertos ao diálogo, fizemos convites, oferecemos escuta e buscamos construir pontes. No entanto, a falta de retorno efetivo — inclusive em momentos públicos de debate — nos levou a reavaliar essa relação. […] São dezenas de milhares de brasileiros em jornadas exaustivas, sem direitos assegurados, arriscando a vida diariamente — muitos sem ter o que comer. Esse dado, por si só, deveria mobilizar qualquer empresa comprometida com responsabilidade social”, justificou a ONG em nota. 

“O crescimento econômico deve caminhar junto à responsabilidade social, reconhecendo que o sucesso de uma empresa também se mede pelo impacto que gera na vida de seus trabalhadores”, finaliza o comunicado. Leia a nota completa neste link.

O que diz o iFood

A reportagem solicitou um posicionamento do iFood sobre o encerramento da parceria com a ONG Ação da Cidadania. Em nota ao Brasil de Fato, a empresa afirmou que recebeu a notícia com surpresa e lamentou o ocorrido.

“A cooperação com a Ação da Cidadania começou em 2017 e, desde então, temos apoiado a ONG em vários projetos como, por exemplo, o ‘Natal Sem Fome’. Durante estes oito anos de trabalho conjunto, sempre buscamos manter uma colaboração construtiva, além da participação da instituição no programa de arrecadação de doações de clientes no aplicativo. O iFood continua aberto ao diálogo com a Ação Cidadania e reafirma seu compromisso em proativamente buscar soluções para contribuir com o combate a desigualdades sistêmicas do país, como falta de acesso à educação e insegurança alimentar”, diz o texto.

Editado por: Clívia Mesquita
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