Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início BdF

CINEMA LATINO

Música popular e cinema documental fazem ponte cultural entre Brasil e Uruguai em Porto Alegre

Evento nesta sexta (6), às 20h, na Terreira da Tribo, reúne os cineastas Mário de Almeida (BR) e Guillermo Wood (UY)

05.jun.2025 às 20h41
Porto Alegre (RS)
Redação
Música popular e cinema documental fazem ponte cultural entre Brasil e Uruguai em Porto Alegre

Em De Cara Antiga, Guillermo Wood percorre regiões rurais do Uruguai e coleta cenas do cotidiano que, embora simples, revelam profundas camadas de identidade cultural - Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (6), a música popular e o cinema documental se unem em Porto Alegre para construir uma ponte de cultura universal entre Brasil e Uruguai, com o evento Canções como Pontes – Documentários de ir a pé.

Os cineastas Mário de Almeida, de São Paulo (BR), e Guillermo Wood, de Montevidéu (UY), promovem encontros em que seus filmes, vivências e canções revelam o cotidiano das duas culturas, com exibições seguidas de debate e pocket show com o diretor uruguaio.

As películas Geada – 1975 (Almeida) e De Cara Antiga (Wood) serão exibidas a partir das 20h, na Terreira da Tribo, no 4º Distrito, zona norte da cidade. A entrada é feita a partir de colaboração espontânea e consciente.

Os filmes lançados em 2025, em certos aspectos, evidenciam as similaridades entre os trabalhos e interesses dos dois cineastas. As produções captam fragmentos de realidade em canções, conversas e estradas – sempre com o olhar atento em busca da poesia na cultura e no cotidiano popular dos interiores dos países que nasceram. “A ideia de exibir as duas produções criando uma conexão com o público e as temáticas abordadas surgiu a partir da vinda de Wood para o Brasil”, comentou a atriz e produtora da Terreira da Tribo Tânia Farias.

Documentários de ir a pé

Em De Cara Antiga, Guillermo Wood percorre regiões rurais do Uruguai e coleta cenas do cotidiano que, embora simples, revelam profundas camadas de identidade cultural. No filme, uma mulher conversa com um papagaio. Um homem dança com uma vassoura. Duas crianças praticam pilotagem de tanque. Uma pessoa faz piada, outra canta uma música, outra amarra uma corda em uma árvore. Eles se conhecem? A ternura é um território?

De Bella Unión a Aiguá, de Resorte em Tacuarembó para Tranqueras de trem. Cuñapirú, Ladeira da Pena, Sarandí de Arapey. Sotaques diferentes no mesmo pedaço de terra. Uma foto desconhecida de Gardel, um poema de Circe Maia, Nubel Cisneros. Pessoas que não conhecemos nos contam suas histórias ou qualquer outra. Gestos e silêncios como espelhos nos quais podemos nos enxergar. Um retrato feito de retratos e uma paisagem chamada Uruguai.

Geada – 1975

A obra trata da geada que devastou os cafezais do Paraná (PR) e Oeste Paulista (SP), uma das maiores catástrofes socioambientais do Brasil, que em 2025 completa 50 anos / Imagem: Divulgação

No documentário de curta-metragem, Mário de Almeida acompanha o violeiro Júlio Santin, de Irapuru, em um mergulho sensível no universo da canção que dá nome ao filme. A música é composta em parceria com a letrista Cristina Saraiva. A espinha dorsal da obra é a geada que devastou os cafezais do Paraná (PR) e Oeste Paulista (SP), uma das maiores catástrofes socioambientais do Brasil, que em 2025 completa 50 anos.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Terreira da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (@oinoisaquitraveiz)

Vidas cinematográficas

Guillermo Wood, nascido em Montevidéu em 1985, estuda literatura desde o início dos anos 2000 no atelier de Hugo Giovanetti e na Faculdade de Letras. Estudou violão com a professora Olga Pierri. Entre 2010 e 2012 participou da Revista Fango. Em 2012 se juntou ao grupo Buceo Invisible, do qual ainda faz parte. Lançou seis álbuns solo e realizou quatro exposições de fotografia. Em 2023, estreou o filme Pedales, no 41º Festival Internacional de Cinema do Uruguai. Em 2024, estreou seu segundo filme, De Cara Antiga, no 12º Festival Detour.

Mário de Almeida é documentarista, diretor, roteirista e produtor de São Paulo. Produz projetos de documentários de música e cultura popular, exibidos em festivais, canais de TV e plataformas digitais. Em 2018, lançou o primeiro longa-metragem, Viola Perpétua. Entre os trabalhos recentes destacam-se Levi Ramiro-violeiro e artesão e Mostra Reverbo, selecionado para o festival IN-Edit Brasil 2023. Em 2025, lança o documentário Geada – 1975.

Serviço

Canções como Pontes – Documentários de ir a pé
Com Guillermo Wood (Montevidéu-UY) e Mário de Almeida (São Paulo-BR)

Data: 6 de junho, sexta-feira

Horário: às 20h

Local: Terreira da Tribo, na Av. Pátria, 98, Bairro São Geraldo, Porto Alegre/RS

Entrada: Contribuição Consciente

Editado por: Katia Marko
Tags: américa latinaarte e culturabrasilcinemaporto alegrerio grande do suluruguai
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Notícias relacionadas

HISTÓRIAS INVISÍVEIS

Vidas Peregrinas: curta documental retrata experiência musical com pessoas em situação de rua

CULTURA

Coletividade é foco da curadoria do Festival Palco Giratório em Porto Alegre 

AUDIOVISUAL

Festival Santa Cruz de Cinema do RS anuncia homenagens, filmes e novidades

DIA DO MEIO AMBIENTE

Emergência ecológica, transição energética e dependência na América Latina

Fermentação

Documentário celebra protagonismo feminino na cena cervejeira do Rio Grande do Sul

Veja mais

MESADA

Bolsonaro diz que deu R$ 2 milhões para custear filho que está nos EUA

ARTIGO 19

Mendonça: redes não podem ser responsabilizadas por postagens ilegais

Protesto

MST realiza atos em Marabá (PA) contra instalação da hidrovia Araguaia-Tocantins

Bolsonarismo

Falta de unidade pode enfraquecer extrema direita nas eleições de 2026, avalia professor

AMAZÔNIA

‘Aproveitam brechas da lei para roubar terras públicas’, diz secretário do Observatório do Clima sobre grileiros

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.