O Projeto Comunica – Potencializando Culturas Locais encerra nesta quinta-feira (4) as inscrições para a sua segunda edição, que acontece em Porto Alegre. Com 30 vagas disponíveis, a formação é voltada a empreendedores culturais, lideranças comunitárias e agentes das culturas populares. Os interessados podem se inscrever por meio de formulário online.
O projeto é coordenado pela Associação Cultural Nonada Jornalismo, com produção executiva da Amora Produções Culturais e apoio da Casa de Cultura Mario Quintana e da Secretaria de Estado da Cultura. Conta com patrocínio da Coca-Cola Fomento Econômico Mexicano (Femsa) e é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com recursos do Ministério da Cultura.

A programação presencial está marcada para o período de 15 a 31 de julho, de terça a sexta-feira, sempre das 14h às 18h, na Casa de Cultura Mario Quintana, no Centro Histórico da capital gaúcha. A abertura será no dia 15, com a participação do locutor e ativista Marck B. Cruz, em um encontro sobre cultura em territórios periféricos.
Os encontros incluem oficinas ministradas por convidados como Dedy Ricardo (oralidade e ancestralidade), Hiro Okido (mapas afetivos e pautas culturais), Raquel Kubeo (diversidade e culturas originárias), Amora Produções Culturais (produção e escrita de projetos), Brenda Vidal (formas criativas de divulgação), Rafael Gloria (narrativa pessoal e escrita para publicação impressa) e Madylene Barata (introdução ao audiovisual e criação de documentário cultural).

O projeto prevê ainda uma oficina virtual, com objetivo de ampliar o alcance para participantes de outras regiões. Cada participante selecionado para as atividades presenciais receberá bolsa-auxílio no valor de R$ 1.200.
Entre as metas está a criação coletiva de uma revista impressa e de um documentário, que vão reunir relatos, trajetórias e reflexões sobre as práticas culturais em diferentes territórios. Após a etapa de formação, está previsto um evento de encerramento para exibição do documentário e distribuição de 1.500 exemplares da publicação.

Em 2023, a primeira edição do Comunica ocorreu em Campinas (SP), com mais de 1.200 participantes. Para 2024, a expectativa é atender mais de 3 mil pessoas em Porto Alegre e alcançar 2,5 mil pessoas em oficinas online dedicadas à criação de projetos culturais.
As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira (4) por meio do link ou na página @nonadajornalismo no Instagram. O resultado da seleção será divulgado até 10 de julho por e-mail e redes sociais.
