Desta quinta-feira (28) até sábado (30), o Museu da Língua Portuguesa e o Serviço Social do Comércio (Sesc) São Paulo promovem a segunda edição do Festival Pop Rua, em parceria com coletivos, artistas e movimentos sociais. A iniciativa busca afirmar a população em situação de rua como parte fundamental da vida cultural da cidade.
Para Sandra Mirabelli, técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais, a construção do evento foi marcada pela coletividade e pelo diálogo com diferentes atores sociais. “Foi um trabalho enriquecedor, muito horizontal, coletivo, a várias mãos, envolvendo o Sesc, o Museu, coletivos, lideranças da população de rua e movimentos sociais. Nosso objetivo é promover a cultura como direito humano e fortalecer as redes, principalmente na região central de São Paulo”, explica.
A programação inclui oficinas, rodas de conversa, encontros formativos e apresentações artísticas, além de uma parceria internacional no âmbito da Temporada França-Brasil, com o C’est pas du luxe! (Não é luxo!). O festival conta com a presença da coreógrafa francesa Marinette Dozevilli e do músico brasileiro Morris Albert, que desenvolveram oficinas junto ao Centro de Formação da População em Situação de Rua. As atividades culminam no cortejo final do Bloco Nós Somos, marcado para este sábado.
Mirabelli destaca que o evento também propõe repensar o papel das instituições culturais. “Fizemos encontros e sensibilizações abertas ao público e contamos com voluntários formados especialmente para dialogar sobre as questões que perpassam pela população em situação de rua. É um trabalho que valoriza as histórias de vida e mostra a potencialidade desse território”, afirma.
Para ela, o Pop Rua fortalece a presença dessa população em espaços públicos e culturais, além de incentivar novas práticas institucionais. “A convivência transforma. A arte é uma ponte e uma grande ferramenta do cuidado, do afeto. Nosso objetivo é que outras instituições culturais se inspirem e fortaleçam esse trabalho, que é tão importante e que acreditamos que vai se expandir cada vez mais”, conclui.
Serviço
Festival Pop Rua 2025
- 28 a 30 de agosto
- Locais:
- Museu da Língua Portuguesa
- Sesc Bom Retiro
- Parque Jardim da Luz
- Entrada gratuita e aberta ao público
Para ouvir e assistir
O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.