O Clube de Engenharia sedia na próxima segunda-feira, dia 1º de setembro, um ato em defesa da soberania nacional. O evento acontece às 18h no auditório do Clube. Mais de 170 entidades — sindicatos e centrais, como a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), movimentos sociais, academia e mandatos parlamentares progressistas estão envolvidas na mobilização. Neste dia, haverá o lançamento de um manifesto durante o evento, que está disponível para a assinatura.
“Neste momento, em que pressões externas tentam subjugar o Brasil, nós da sociedade civil, entidades representativas, a academia, trabalhadores, intelectuais, estudantes e os brasileiros em geral unimo-nos em um só propósito: defender a soberania nacional como condição para a Democracia, o desenvolvimento e a justiça social. Por isso, eventuais diferenças políticas devem ceder lugar àquilo que nos une: o amor à nossa pátria e a defesa de sua integridade”, diz um trecho do texto.
Para os organizadores, o momento é de grave ameaça à independência das instituições nacionais, diante da taxação dos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos, ao mesmo tempo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro é acusado de tentativa de golpe de Estado e será julgado ao lado de outras sete pessoas a partir de 2 de setembro pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
O presidente do Clube de Engenharia do Brasil, Francis Bogossian, classificou as atitudes do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como uma agressão ao país e disse que é preciso mostrar repúdio a essa conduta. “É uma escalada ameaçadora conduzida pelo presidente Donald Trump, que já inclui a intromissão sem precedentes no funcionamento do Poder Judiciário brasileiro”, afirmou.
:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::
O diretor de Comunicação do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ), Olímpio Alves Santos destacou a importância da mobilização para a superação das desigualdades e o desenvolvimento nacional. “A defesa da nossa autonomia frente ao imperialismo, a soberania do nosso povo, deve atravessar nossas reivindicações pela superação da fome, saneamento para todos, moradia digna e justiça social”, destaca Santos.
Já o presidente do Sindicato, Clovis Nascimento, reforçou o convite à sociedade civil. “Convoco todos os companheiros e companheiras a estarem, no dia 1º de setembro, no Clube de Engenharia, para que possamos, juntos, bradar em alto e bom som que a nossa soberania é inegociável”, enfatizou.
Serviço
Ato em Defesa da Soberania NacionaRual
Quando: 1º/9
Horário: 18h
Onde: Auditório do Clube de Engenharia
Av. Rio Branco, 124 – 25ª andar – Centro – RJ