Após início das atividades em Roca Sales (RS), o projeto Futuro Criativo: Jovens Produtores Culturais chega a Montenegro (RS). A iniciativa oferta cursos gratuitos de produção cultural para pessoas a partir de 18 anos. Ela busca promover a integração entre jovens dos dois municípios e fortalecer a rede de agentes culturais nos Vales do Taquari e do Caí. As inscrições vão até domingo (7) e podem ser feitas aqui.
Com aulas presenciais na Estação da Cultura, no centro da cidade, o programa combina 60 horas de aulas presenciais e online, vivências práticas, mentorias e bolsas de auxílio para garantir acessibilidade e permanência dos participantes.
Durante a formação, que segue até dezembro, os estudantes poderão desenvolver projetos culturais completos – do planejamento à execução – e acompanhar a produção de um espetáculo profissional, vivenciando a prática da produção cultural em todas as etapas.
“Queremos que os jovens se reconheçam como autores de suas histórias e percebam a potência criativa dos seus territórios”, destaca a coordenadora pedagógica do projeto, Luciana Chiele.
Inclusão, permanência e redes
O curso prioriza jovens em situação de vulnerabilidade social e de diferentes contextos – negros, indígenas, LGBTQIA+, mães solo, pessoas com deficiência, moradores de zonas rurais e periferias – oferecendo bolsas de R$ 250,00 em quatro parcelas.
“O acesso à formação cultural ainda é desigual. Por isso, buscamos democratizar a oportunidade e oferecer ferramentas para que a cultura seja um espaço verdadeiramente democrático”, explica o coordenador artístico, Cesar Cony.
Além da parte técnica, a atriz e produtora cultural, Maura Souza, explica que o curso aposta na dimensão humana da cultura. “Futuro Criativo é mais do que uma formação: é um convite à escuta, ao afeto e ao recomeço coletivo. Não estamos apenas formando produtores; estamos criando redes e conectando mundos”, afirma.
O programa também contempla a qualificação de educadores da rede pública, com ênfase no ensino de arte alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao reconhecimento da diversidade cultural. Ao longo do processo, serão ativadas redes locais e parcerias com instituições que atuam nas áreas de arte e educação, visando garantir a sustentabilidade e continuidade das ações.
Produção cultural: segmento em crescimento
A economia criativa é um dos setores que mais cresce no mundo, representando cerca de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) global, com projeção de aumento entre 10% e 20% nos próximos anos, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT). No Brasil, responde por 2% do PIB nacional e 4% do PIB do Rio Grande do Sul.
“Nesse cenário, investir na formação de novos produtores culturais significa abrir caminhos para geração de trabalho e renda, estimular a inovação e garantir que a diversidade cultural seja também uma força econômica. Cultura é direito, é economia e também uma ferramenta para transformar realidades”, afirma a jornalista e produtora cultural Silvia Abreu, que também integra o grupo de ministrantes.
“O curso Futuro Criativo aposta justamente nesse cruzamento entre arte, gestão e impacto social: ao mesmo tempo em que prepara jovens para atuar de forma profissional no setor, fortalece iniciativas culturais de base comunitária, potencializando a circulação de ideias, identidades e economias locais”, finaliza Abreu.
Serviço
Curso gratuito Futuro Criativo – Jovens Produtores Culturais
Formato: Híbrido (presencial + online)
Duração: Setembro a dezembro
Carga horária: 60h (mais 20h para educadores)
Presenciais: Sextas à noite e sábados pela manhã e tarde
Online: Terças à noite
Local em Roca Sales e Montenegro: Estação da Cultura – Rua Osvaldo Aranha 2215, Montenegro/RS
Diferenciais: Bolsa-auxílio, vivências práticas, acompanhamento de espetáculo e mentoria individual
Inscrições aqui.