Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Saúde

"Fura-fila"

Manaus: TJ não julga pedido de prisão do prefeito, e vacinação é autorizada novamente

David Almeida (Avante) é acusado de favorecer pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para imunização

28.jan.2021 às 10h22
São Paulo (SP)
Daniel Giovanaz

A falta de oxigênio em Manaus deve fortalecer a denúncia apresentada contra Jair Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional - Nacho Lemus/teleSUR

Um dia após suspender a entrega de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra a covid-19 em Manaus (AM), por suspeita de fraudes, a juíza Jaiza Fraxe, da 1ª Vara Federal Cível do Amazonas autorizou a retomada da imunização na tarde da última quarta-feira (27) com uma série de exigências. No dia 25, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) pediu a prisão preventiva do prefeito da cidade, David Almeida (Avante), da secretária municipal de saúde, Shádia Fraxe, e de outros 20 servidores acusados de favorecer pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para imunização.

Leia mais: Lockdown é necessário, mas inviável sem auxílio emergencial, apontam especialistas

Os acusados continuam em liberdade, quase três dias após a representação do MP-AM. O desembargador José Hamilton Santos, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) afirmou que não tem competência legal para julgar o caso. O prefeito disse estar “indignado” com a "atuação ilegal e arbitrária" dos procuradores. A secretária de saúde não se manifestou até o momento.

O MP-AM critica a demora no julgamento do pedido e discorda do entendimento do desembargador. “O interesse nacional é de todos os entes federativos, mas a questão da burla da fila de vacinação ocorre em meio à competência material municipal, que é de aplicação das vacinas, razão pela qual a competência é da Justiça Comum Estadual”, diz nota publicada pelo órgão.

Condições para retomar vacinação

A decisão da 1ª Vara Federal Cível do Amazonas estabeleceu condições para retomada da imunização, para evitar fraudes. A primeira delas é a apresentação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um documento com foto no momento da vacinação, a fim de comprovar nome e idade.

Leia também: Brasil é o pior país do mundo no combate à pandemia, aponta estudo

Idosos vacinados em asilos não poderão ser incluídos nas listas de vacinação das unidades de saúde. Em sua decisão, a magistrada também questiona por que as 60 mil doses prometidas pelo governo do Amazonas, em parceria com o governo de São Paulo, ainda não chegaram a Manaus.

"Fura-fila"

A entrega de imunizantes havia sido suspensa pela primeira vez em Manaus no dia 21, quando foram identificadas as primeiras informações suspeitas na lista de vacinados. A suspensão, que durou 24 horas, foi renovada no dia 26 sob o argumento de que os problemas não haviam sido resolvidos.

O esquema descrito pelo MP aponta a suposta contratação de dez médicos para cargos de gerentes de projetos entre 18 e 19 de janeiro, às vésperas da chegada da vacina. As nomeações, assinadas por David Almeida, seriam uma forma de beneficiar o grupo, que teria "ligações políticas e econômico-financeiras de apoio político e eleitoral ao atual prefeito".

Leia ainda: "Manaus está dizendo para o Brasil: 'Cuidado, sou você amanhã'", alerta Nicolelis

Entre as contratações, estão as gêmeas Gabrielle e Isabelle Kirk Maddy Lins, que compartilharam nas redes sociais o momento em que receberam a primeira dose da vacina. Em sua defesa, elas disseram atuar na linha de frente do combate ao coronavírus.

O MP identificou ainda nove pessoas que não pertencem a grupos de risco nem estão na linha de frente do combate à covid-19 e teriam sido vacinadas indevidamente com a anuência do prefeito e da secretária municipal.

O caso ganhou repercussão nacional porque Manaus vive seu pior momento na pandemia. O colapso sanitário, marcado pela falta de oxigênio hospitalar, elevou a média móvel de mortes por dia na cidade, que hoje é de 139.

Editado por: Rogério Jordão
Tags: covidmanausvacinação
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Tentativa de golpe

Julgamento de réus no STF marca fase decisiva para futuro da direita, avalia cientista político

FAROL DE REFERÊNCIA

A revolução da simplicidade

Mobilização

Moradores de Jardim Pantanal e outros bairros protestam em SP contra remoção de 4 mil famílias

Em solo francês

Lula diz que Brasil aumentará área marítima protegida

SOLIDARIEDADE

Ato em Brasília exige libertação de ativistas da Flotilha da Liberdade sequestrados por Israel

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.