Março foi o mês em que os indicadores da covid-19 começaram a cair após o pico da variante ômicrom registrado em fevereiro no Rio Grande do Sul. O número de casos confirmados apresentou redução de 64%, enquanto o número de óbitos caiu quase pela metade. Contudo, a queda desses apresentou desaceleração a partir da segunda quinzena do mês. As internações também estão em queda, com as UTIs apresentando o menor número de pessoas com covid-19 desde maio de 2020.
Nesta sexta-feira (1), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) informou o registro de 3.418 novos casos confirmados e 20 óbitos em função da doença. O acumulado de casos ns últimos sete dias ficou em 18.259, enquanto na semana passada foi 22.669. O total de óbitos ficou em 106, enquanto na semana passada foi de 123.
A média de óbitos por dia nesta semana foi de 15, pouco abaixo da média registrada na sexta-feira passada, quando estava em 18. Os números estão bem abaixo do pico da ômicrom, quando a média de óbitos semanal chegou a 55. Porém, seguem acima da última semana de 2021, quando a média foi de 5 óbitos por dia.
O RS acumula um total de 39.076 óbitos por covid-19 desde o início da pandemia. Já o número de pessoas com contaminação confirmada chega a 2.277.738. O estado é o quinto do país em número de vítimas fatais e o quarto com maior número de casos confirmados da doença, conforme dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
Internações em queda
Mantendo a queda desde os primeiros dias de fevereiro, as UTIs adulto registram nesta sexta 129 pacientes com covid-19. Este é o menor número de internados desde 26 de maio de 2020. Na sexta-feira da semana passada, haviam 184 casos positivos internados enquanto na retrasada eram 218. A taxa de ocupação de leitos de UTI adulto em todo o estado está em 67,4%.
As internações de adultos em leitos clínicos também seguem em queda, porém tem oscilado para cima e para baixo nas duas últimas semanas. A marca de 224 pessoas internadas nesta sexta não era vista desde o dia 5 de janeiro. Na sexta-feira da semana anterior, haviam 308 pessoas diagnosticadas com a doença em leitos clínicos.
O número de hospitalizações pediátricas voltou a cair após alta na semana anterior. Nesta sexta-feira, 12 crianças com covid-19 confirmada estão em leitos de UTI, sete a menos que sexta-feira da semana passada, quando haviam 19 internadas. Já em leitos clínicos estão hospitalizadas 7 crianças, enquanto na sexta passada 18 estavam internadas.
Terceira semana consecutiva sem Avisos
Após reunião do Gabinete de Crise do governo estadual, realizada nesta terça-feira (29), foi definido que nenhuma região Covid do Sistema 3As de Monitoramento, responsável pelo gerenciamento da pandemia no Rio Grande do Sul, receberá Avisos ou Alertas nesta semana. É a terceira semana consecutiva sem necessidade de emissão, embora tenha sido observada uma desaceleração no ritmo de queda dos principais indicadores.
Vacinômetro
O RS registrou, até esta sexta-feira, 87% da população residente com pelo menos uma dose, enquanto 78% está com o quadro vacinal completo. Já a dose de reforço foi aplicada em 39% da população residente.
Com relação à população vacinável, que passou a incorporar também as crianças maiores de cinco anos, 93% recebeu pelo menos uma dose, 83% está com o quadro vacinal completo e 42% recebeu a dose de reforço.
Ao se observar apenas o público infantil, de cinco a onze anos, verifica-se que 55% recebeu a primeira dose.
O RS recebeu, até o momento, 25.640.086 doses de vacina contra a covid-19, tendo distribuído 25.098.063 aos municípios. Destas, 9.604.103 foram usadas para primeira dose, 8.554.049 para segunda dose, 4.492.845 para dose de reforço, 163.065 para dose adicional e 311.707 para dose única. Foram aplicadas 90% das doses. Há em atraso 712.515 da 2ª dose e 2.948.112 da doses de reforço.
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::