Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Direitos Direitos Humanos

NORDESTE

Cozinha da Solidariedade combate efeitos das chuvas e da fome em 10 cidades de Alagoas

Além do combate à fome, expectativa é demonstrar que a reforma agrária também é capaz de alimentar o país

08.ago.2022 às 08h50
Recife (PE)
Rodolfo Rodrigo

MST tem realizado ações de solidariedade em todo o Brasil - Lucila Bezerra

O tempo chuvoso do inverno nordestino tem superado as expectativas. Até agora, pelo menos quatro estados da região tiveram chuvas que puseram à vista os problemas enfrentados pelas populações mais pobres, com alagamentos, desabamentos e pessoas desabrigadas. Além de ter que enfrentar os impactos das chuvas, a população vulnerável ainda tem que se preocupar com a fome.

Entenda: Estudo aponta conexão entre mudanças climáticas e os temporais que afetam o Nordeste

Com fortes chuvas desde o início de julho, rios e lagos transbordaram deixando estragos em 10 municípios de Alagoas e obrigando cerca de 68 mil pessoas a deixarem suas casas. Na contramão desses problemas, a solidariedade tem trabalhado para ajudar quem foi atingido. Desde o início das chuvas, a Cozinha da Solidariedade, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) está atuando em Maceió, distribuindo refeições diárias às famílias afetadas pelas chuvas nas comunidades de Levada, zona sul de Alagoas.

Segundo Lucas Nunes, coordenador de Cozinha da Solidariedade, enquanto a população estava se organizando nesse período incerto de chuva, a cozinha serviu refeições na Casa do Congresso do Povo, que é uma estrutura do MST na cidade. “Então, a partir de lá, a gente montou essa cozinha, para que todas as noites a comunidade pudesse levar uma refeição para casa” ressaltou Lucas.

Leia: Em meio às chuvas em Pernambuco, solidariedade entre a população ganha força

A Cozinha da Solidariedade distribui diariamente refeições para cerca de 100 famílias que estão em situação de vulnerabilidade na cidade. Somente na primeira semana de atividades, a cozinha serviu quase 300 litros de sopa. Durante a existência do coletivo foram entregues em torno de 5300 refeições. Grande parte dos alimentos que compõem as doações vêm da reforma agrária.

Para Lucas, esse combate que a solidariedade faz contra a fome também tem o objetivo de propagar que a reforma agrária alimenta. “Essa é uma forma que surge para prestar contas à sociedade, inclusive, do que os acampamentos e assentamentos produzem e de como essa solidariedade de classe se dá na comunidade, de trabalhador para trabalhador, de trabalhadora para trabalhadora”, evidenciou Lucas.


MST tem impulsionado ações de solidariedade em todo o país / Bernardo Vaz

Alana Barros, que é voluntária das ações há dois anos, ressaltou que a Cozinha da Solidariedade é também um espaço de conscientização política. Para ela, “a Solidariedade não só alimenta com a comida que é preparada, mas alimenta com um abraço, com carinho, com uma conversa que é feita ali durante o preparo e depois na distribuição do alimento”. Para ela, as ações de solidariedade tem o objetivo também de construir uma intencionalidade política não só de distribuição caritativa da refeição, mas de construir espaços de diálogos com as pessoas.

A cozinha segue mobilizando os mutirões de solidariedade em Maceió diariamente arrecadando alimentos, materiais de higiene pessoal, roupas e utensílios domésticos.

Para ser um voluntário das ações da cozinha da solidariedade em alagoas, acesse as redes sociais @mstalagoas ou @congressodopovomaceio. As doações financeiras podem ser realizadas através do pix: [email protected]

Editado por: Vanessa Gonzaga
Tags: acabar a fomemst
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DITADURA?

Governo Trump ‘está considerando ativamente’ suspender o habeas corpus para deportar imigrantes

Invasão do CNJ

Turma do STF tem maioria para condenar Zambelli a 10 anos de prisão

CONQUISTA INDÍGENA

Reconhecimento do território no Jaraguá, em São Paulo, é resultado de luta antiga dos Guarani, diz liderança

AUDIOVISUAL

Brasil de Fato lança documentário sobre máquinas chinesas durante a Feira da Reforma Agrária

COMIDA NA MESA

De polpas de fruta a cortes de carne: cooperativas e associações de todo o país lançam novos produtos na Feira do MST

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.