O mês de julho foi escolhido para receber a programação Julho das Pretas, pois em 25 de julho é comemorado o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
Julho das Pretas é uma ação de incidência política e agenda conjunta e propositiva com organizações e movimento de mulheres negras do Brasil. Seu objetivo central é fortalecer a ação política coletiva e autônoma das mulheres negras nas diversas esferas da sociedade. A ação foi criada em 2013, pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, comemorando o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
Em Curitiba, a Movimenta Feminista Negra, em parceria com o Museu Paranaense (MUPA), realiza a programação do Julho das Pretas 2023 com uma programação cultural diversa. Música, teatro, poesia, cultura tradicional e cultura de rua irão compor dois domingos (16 e 23 de julho) de programação gratuita e aberta a todos os públicos.
Telma Mello, uma das organizadoras do evento, pela Movimenta Feminista Negra, afirma que o movimento do Julho das Pretas é para fazer a denúncia do racismo e machismo e para dar visibilidade às pautas das mulheres negras. “Para essa visibilidade é que, nós do Movimenta Feminista Negra, estamos organizando este evento no MUPA, que estamos chamando de OcupaMupa. A importância de ocupar este espaço com apresentações de várias artistas negras é porque que geralmente não é de fácil acesso para o povo negro e para nós, mulheres negras. Queremos ser vistas, consideradas, respeitadas, os nossos corpos, nossas vozes, nossa luta e o nossos trabalhos,” diz.
Confira a programação completa:
16/07
11h / show de música* PRINCESAS DO RITMO *cortejo com saída do bebedouro do Largo da Ordem
12h / contação de história ABAYOMI – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA EM LIBRAS Poeta Negabi
13h / show de música NOE CARVALHO 14h / performance CHÃO DE DENTRO Priscilla Pontes
15h / música e performance DJ VANE MARQUES Val Heller (Ballet) Nay Calixto (Ballet)
23/07
11h / show de música ENCANTERIA
12h / contação de história UM DEDO DE PROSA Geyisa Costa
13h / performance, poética SOUL Soul Dani
14h / teatro CARTAS PARA TEREZA DE BENGUELA – REVISITANDO A GRANDEZA QUE SOMOS Flávia Imirene e Sol do Rosário
15h / show de música A MATRIZ AFRICANA CANTA ÀS YABÁS Batuque das Pretas
Serviço
Julho das Pretas
Museu Paranaense
Rua Kellers, 289, São Francisco – Curitiba
Entrada gratuita
Realização: Movimenta Feminista Negra em parceria com o Museu Paranaense, MUPA.