A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) realizará intervenções na Estação de Tratamento de Água (ETA) Japeri e na represa Tinguá. Os municípios de Japeri, Belford Roxo e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, serão afetados, respectivamente, nesta terça (27) e quinta-feira (29).
Amanhã ocorrerá a manutenção para limpeza das estruturas da ETA Japeri das 8h às 17h. Durante o período, a produção de água na estação será interrompida. De acordo com a Águas do Rio, as regiões afetadas no município de Japeri serão: Centro, Chacrinha, Lagoa do Sapo, Nova Belém, Proletário, Beira-Rio, Fazenda Americana e Virgem de Fátima.
Já na quinta-feira, haverá a instalação de macromedidor no subsistema Tinguá, em Nova Iguaçu. O equipamento funciona como um hidrômetro de grande porte, permitindo medir o volume total de água transportado e garantindo maior controle de perdas. A produção de água será retomada após a conclusão do serviço.
A concessionária informou que em Belford Roxo, serão afetadas as regiões: Areia Branca, Itaipu e Miguel Couto.
Em Nova Iguaçu, a interrupção do abastecimento acontecerá nos seguintes pontos: Posse, Jardim Posse, Carmari, Nova América, Vila de Cava, Figueiras, Geneciano, Ponto Chic, Três Corações, Parque Renascença, Grama, Kenedy, Caioaba, Viga, Vila Sergipe, Ambaí, Jardim São Vicente e Santa Rita.
:: Quer receber notícias do Brasil de Fato RJ no seu WhatsApp? ::
A Águas do Rio orienta que os clientes dessas regiões utilizem a água de cisternas e caixas d’água de forma consciente, priorizando o uso em atividades essenciais e adiando aquelas que demandem alto consumo até a normalização do abastecimento, que acontece de forma gradativa, podendo levar até 72 horas após o horário de conclusão de cada serviço.
Problemas frequentes
Desde a privatização parcial da Cedae, usuários relatam aumento nas tarifas e piora na qualidade dos serviços. Moradores de comunidades e da Baixada Fluminense enfrentam interrupções frequentes no abastecimento.
Em fevereiro, foi criada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), a Frente Parlamentar em Defesa da Água, presidida pela deputada estadual Dani Balbi (PCdoB). A frente tem atuado para garantir a melhoria do serviço para a população.
Neste mês, protestos ocorreram contra a nova licitação para privatizar a captação e o tratamento de água, com críticas à priorização do lucro em detrimento do abastecimento.