Pelo menos 50 pessoas, incluindo 15 crianças, morreram devido à inundação no rio Guadalupe, na região central do Texas, nos Estados Unidos. As equipes de resgate ainda buscam 27 crianças que estavam em um acampamento de verão próximo ao rio, que inundou após fortes chuvas que atingiram a região.
Além das crianças do acampamento, as autoridades ainda não divulgaram o número total de desaparecidos após a enchente, porque não se sabe ao certo o número exato de turistas no local durante a tempestade. A área é especialmente popular na época do feriado de 4 de julho, quando se comemora a Independência dos Estados Unidos.
Na madrugada de sexta-feira (4), uma forte tempestade elevou o nível do rio Guadalupe de dois para oito metros em 45 minutos. Imagens publicadas nas redes sociais mostram a força da correnteza arrancando árvores, pedaços de estradas e destruindo casas. Cerca de 800 pessoas que estariam em áreas de risco foram evacuadas, segundo autoridades.
O governador Greg Abbott prometeu que as autoridades trabalharão 24 horas por dia e disse que as equipes de resgate avançam à medida que a água recua. Ele declarou este domingo como um dia de oração para o estado.
“Peço a todos os texanos que se juntem a mim em oração neste domingo pelas vidas perdidas, por aqueles que ainda estão desaparecidos, pela recuperação de nossas comunidades e pela segurança daqueles que estão na linha de frente”, disse em um comunicado.