Maquiné (RS) se prepara para receber, neste sábado (9), a edição de inverno da Feira da Biodiversidade e EcoSol (Economia Solidária). O evento será das 9h às 17h, na Associação Rosa Osório Marques – Quilombo Morro Alto (BR-101, distrito de Morro Alto). A entrada é gratuita e a organização sugere que os visitantes levem cadeiras e ecobags para aproveitar o dia.
Produzido pelo Coletivo Autônomo dos Feirantes, o espaço contará com venda de alimentos agroecológicos, bebidas artesanais, mudas e sementes. Haverá também artesanato ancestral Guarani, biocosméticos, fitoterápicos, livros, caricaturas, sebo, artesanato e brechó.

A programação conta ainda com apresentações culturais, espaço para crianças e rodas de conversa. No palco, está confirmada uma série de shows, como do Grupo Desagravo, que traz o espetáculo poético-musical Pêlo Escuro – poemas afro-gaúchos, do mestre Oliveira Silveira.
Segundo o coletivo dos feirantes, as atividades buscam promover uma integração entre pequenos empreendimentos, famílias produtoras rurais, comunidades tradicionais e o público visitante. “A feira vem consolidando práticas baseadas na cooperação, na sustentabilidade e na valorização territorial”, destacam.
“Alguns dos resultados estão na geração de renda e no protagonismo social: na última edição, foram mais de R$ 14 mil em faturamento bruto com participação de 53 feirantes de oito municípios, bem como de quatro organizações da sociedade civil”, aponta a associação.

Para a educadora alimentar e integrante do coletivo Valéria Bastos, essa feira é uma semente que caiu em solo fértil. “Mesmo que seja desafiador, a agroecologia, a arte e a economia solidária florescem em Maquiné. Estamos cultivando alimento, cultura e autonomia”, afirma.
A feirante e produtora local Maria Leci de Castro, de 78 anos, conta que foi passear na Barra do Ouro em 2018. “Acabou que não fui mais embora. Na feira vendo doces, pães, ovos, mudas e brechó com carinho. É um lugar acolhedor que me conquistou”, celebra.
“Hoje, a feira é referência regional de economia solidária e criativa, inovação social e cultura popular, evidenciando como modelos autogestionados podem equilibrar impacto social, cultural e ambiental de forma sustentável”, finaliza Bastos.
Com financiamento da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Edital Sedac nº 29/2024 – Culturas Populares, a iniciativa fortalece capacidades técnicas, infraestrutura e dinâmicas formativas dos agentes culturais e feirantes.
Serviço
Feira da Biodiversidade e EcoSol – edição de inverno
Data: 9 de agosto (sábado)
Horário: 9h às 17h
Local: Associação Rosa Osório Marques – Quilombo Morro Alto (BR-101, distrito de
Morro Alto, Maquiné/RS)
Entrada: gratuita
Dica: leve ecobag e cadeira