Na próxima quinta-feira (14), às 19h, o Cine Elza exibe gratuitamente o documentário Chão, dirigido por Camila Freitas. O filme acompanha uma ocupação feita pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na Usina Santa Helena, uma indústria de cana-de-açúcar em falência, no sul de Goiás. A exibição acontece no Galpão Elza Soares, no centro da capital paulista.
O cotidiano dos 600 acampados em luta pela reforma agrária é retratado por meio dos principais personagens do documentário: o PC, e a matriarca do grupo, que todos chamam de Vó.
A ocupação da área de 15 mil hectares, que acumula cerca de R$ 1 bilhão de dívidas com a União, ocorreu em 2015. O resultado foi uma perseguição do juiz da Comarca de Santa Helena e do Ministério Público Estadual, que culminaram na prisão de dois militantes acusados de formação de organização criminosa.
“O momento que vivemos – com a chegada da extrema-direita ao poder e a crise sanitária que nos jogou num abismo em que todas as disparidades se acirram -, torna incontornável o debate sobre as questões que o MST já vem levantando há muito tempo como centrais para o debate da questão agrária”, afirmou a diretora Camila Freitas em entrevista à comunicação do movimento.
“Não se trata de ‘apenas’ distribuir a terra, mas de operar transformações radicais nos modos de ocupá-la e vivenciá-la”, completou Freitas.
Em 2019, Chão figurou entre os 12 filmes brasileiros selecionados para a exibição no exibido no 69º Festival Internacional de Cinema de Berlim.
O Espaço Cultural Elza Soares fica na Alameda Eduardo Prado, 460, Campos Elíseos, no centro de São Paulo (SP).