Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Cidades

Mobilidade urbana

‘Lucro acima das pessoas’: sindicalista critica fim do Serviço 710, que unia linhas do metrô em SP

Privatização deve aumentar lotação e atrasos, gerando 'caos na cidade', alerta Camila Lisboa

25.ago.2025 às 21h32
São Paulo (SP)
Adele Robichez, José Eduardo Bernardes e Larissa Bohrer
Com proposta única, governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) privatizou linha 7 da CPTM e trem São Paulo-Campinas em leilão realizado em 2024

Com proposta única, governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) privatizou linha 7 da CPTM e trem São Paulo-Campinas em leilão realizado em 2024 - Marcelo S. Camargo/GOVSP

A privatização da Linha-7 Rubi da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), vinculada ao governo de São Paulo, tem gerado preocupação sobre os efeitos na mobilidade urbana na capital do estado. Em entrevista ao Conexão BdF, da Rádio Brasil de Fato, a presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Camila Lisboa, destaca os problemas decorrentes das mudanças e critica o foco no lucro, em detrimento das necessidades da população.

A concessionária TIC Trens assumiu nesta segunda-feira (25), com supervisão da CPTM, a operação da Linha 7-Rubi do metrô de SP. Com isso, o Serviço 710 (que unia as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa) foi encerrado, e a Linha 7-Rubi passou a operar apenas entre Jundiaí e Palmeiras-Barra Funda. O fim do serviço deve afetar até 200 mil usuários, segundo o sindicato. A empresa assumirá a operação integral e definitiva em 26 de novembro, com concessão de 30 anos.

“Hoje, o que vimos foram as plataformas lotadas na estação Barra Funda, porque naquela estação tem a Linha-3 Vermelha, a Linha-8 Diamante, a Linha-7 [Rubi], e vai se estender para a Linha-11 Coral, que é uma alternativa que está sendo buscada para reparar o fim do Serviço 710. Tudo isso está sendo causado por que? Porque a empresa TIC Trens, assim como o Grupo CCR [que administra atualmente as linhas 8 Diamante e 9 Esmeralda], ao assumir esse tipo de serviço, não está pensando na necessidade da população, está pensando no seu lucro”, critica Lisboa.

A sindicalista lembra que a experiência das linhas privatizadas até então já mostrou atrasos, descarrilamentos e serviços voltados para o lucro, e não para os passageiros. “Isso é também outra demonstração de como o critério do lucro passa por cima da necessidade das pessoas, porque a verdade é que o sistema de transporte sobre trilhos é, ou deveria ser, um sistema todo integrado, (…) mas, infelizmente, o objetivo de lucro quebra a integração do sistema”, lamenta.

Caos na cidade

Lisboa alerta ainda para os efeitos da expansão urbana desordenada e da especulação imobiliária. “A presença de estações, de metrô e trem também geram especulação imobiliária muito grande. (…) Tudo isso é toda uma receita para gerar situações de caos para quem utiliza o serviço público, no caso o transporte sobre trilhos, mas também gerar situação de caos na cidade”, indica.

“É lamentável que o governo Tarcísio [de Freitas (Republicanos)] priorize atender o lucro desses pequenos grupos que estão interessados em ficar bilionários com a concessão do transporte sobre trilhos, em detrimento da necessidade da população, que precisa de mobilidade urbana, que precisa de transporte rápido, seguro, barato, para poder se locomover pela cidade”, pontua.

A reportagem do Brasil de Fato solicitou posicionamentos à TIC Trens, à CCR e ao governo do estado, mas não houve retorno. O espaço segue aberto às manifestações.

Para ouvir e assistir

O jornal Conexão BdF vai ao ar em duas edições, de segunda a sexta-feira: a primeira às 9h e a segunda às 17h, na Rádio Brasil de Fato, 98.9 FM na Grande São Paulo, com transmissão simultânea também pelo YouTube do Brasil de Fato.

loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Mobilidade urbana

‘Lucro acima das pessoas’: sindicalista critica fim do Serviço 710, que unia linhas do metrô em SP

Trama golpista

Embora ‘haja elementos técnicos’, advogado descarta possibilidade de prisão preventiva de Bolsonaro

Sem justificativa

ONU deixa Venezuela fora de relatório sobre drogas e governo questiona operação dos EUA no Caribe

Educação

‘Não investir em educação significa colocar o futuro em risco’, alerta professor da USP

NOVAS SEMENTES

Fé, cultura e combate à intolerância marcam Festival Baobá Sagrado em São Leopoldo (RS)

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.