O programa Bem Viver desta quinta-feira (4) traz duas vozes da periferia que vêm ganhando popularidade na internet: Thiago Torres, conhecido como "chavoso da USP" e Dayrel de Azevedo, dono da página Funkeiros Cults. A edição destaca o compartilhamento do conhecimento entre jovens periféricos, através da produção de conteúdo nas redes sociais.
:: Profissionais de 11 países lançam rede contra violência psicológica no meio artístico ::
O Bem Viver também fala sobre o Núcleo Agroecológico Lobeira do Cerrado, uma iniciativa de agricultores do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra do Distrito Federal (MST-DF).
Ainda entre as pautas, o programa informa sobre o período de carência em caso de troca de plano de saúde e apresenta a edição mais recente do Radinho BdF, um programa semanal do Brasil de Fato repleto de brincadeiras, história e informação para as crianças.
Partilhar o conhecimento
O acesso de jovens periféricos ao espaço acadêmico é uma quebra de paradigmas repleta de dilemas. Além dos desafios para a permanência nas atividades estudantis, o preconceito é uma realidade diária.
:: Artigo | Funk: o ritmo que vem da favela ::
Thiago Torres tem um canal no youtube, o Chavoso da USP. Ele é nascido e criado na Brasilândia, periferia do extremo norte de São Paulo e aluno de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).
"Sou uma pessoa comum, que por alguns acidentes sociais do destino entrou na USP e isso mudou totalmente minha vida, minha mentalidade principalmente. Vivo o dilema de estar indo e voltando todo dia para aquele espaço de privilégio, de conhecimento, cheio de pessoas ditas como importantes, de famílias importantes e voltar para a minha quebrada, onde as pessoas são trabalhadores. É essa sociedade que vai ao centro para trabalhar e manter a cidade de pé, mas que estão ali, apagadas" relata Thiago.
:: Lockdown: Conselho Federal de Enfermagem pede bloqueio nacional para evitar colapso ::
Agricultura orgânica
No Distrito Federal, o Núcleo Agroecológico Lobeira do Cerrado afirma o protagonismo feminino no campo e na produção orgânica. Sabrina Mendes Pereira, do setor de produção, cooperação e meio ambiente, explica que "da produção dos alimentos, até a gestão da comercialização é planejada pelas mulheres", que além de atuarem no campo, também cuidam de suas famílias e crianças.
Radinho BdF
Você ouviu a última edição do Radinho BdF? Este é o programa semanal do Brasil de Fato que dá voz para as crianças dizerem o que pensam e compartilharem suas vivências. Além disso, o Radinho sempre conta com uma nova brincadeira e também muitas histórias narradas por contadores. Na última edição, o programa abordou a perda de alguém amado, seja ele um ente querido ou um animal de estimação.
:: Radinho BdF adentra no mundo das histórias em quadrinhos::
Planos de saúde
No atual contexto de crise econômica, os reajustes anuais dos planos de saúde podem tornar a continuidade do contrato inviável. Para aqueles que optarem pela mudança de plano, seja na mesma operadora ou em outra, o beneficiário dispõe do direito de concretizar a portabilidade sem a obrigatoriedade de cumprir os períodos de carências novamente.
Ao mesmo tempo, quem pretende mudar de plano e evitar carências pretende conhecer as regras, que são apresentadas no Bem Viver.
::Com aval da Agência Nacional de Saúde, planos reajustam mensalidade em até 100%::
Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver
Sintonize
O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.
Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).
A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.
Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]