Brasil

Lula marca visita a nove estados em nova caravana pelo nordeste brasileiro

Viagem se inicia em 17 de agosto e se estende até 5 de setembro e pretende reavaliar as políticas do governos petistas

Brasil de Fato | São Paulo (SP)

,

Ouça a matéria:

Ex-presidente já realizou caravanas em 1970, 1980 e a Caravana da Cidadania, entre 1992 e 1994 / Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia, no próximo dia 17 de agosto, uma caravana por estados do nordeste brasileiro intitulada “Lula Pelo Brasil”. Durante a viagem, o petista receberá quatro títulos de Doutor Honoris Causa, homenagem destinada a figuras de destaque por sua atuação em áreas como a política, as artes e a academia.

Além dos títulos, honrarias e conversas com prefeitos e governadores da região nordeste, a caravana vai debater o legado dos governos Lula e Dilma e avaliar o que deu certo e o que ainda não deu nas políticas implantadas pelo Partido dos Trabalhadores nos últimos 13 anos.

A viagem, que acontece em parceria com a Fundação Perseu Abramo, passará por Bahia, Alagoas, Sergipe, Pernambuco, Piauí, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Maranhão e será finalizada em São Paulo no dia 5 de setembro.

Construção

A Fundação Perseu Abramo acaba de lançar o Programa Brasil em Movimento, que busca estimular uma nova estratégia política para o Partido dos Trabalhadores, a partir de sugestões e proposições da própria sociedade. 

O ex-presidente já organizou diversas caravanas como a que se iniciará neste mês. Ainda nos anos 1970, Lula percorreu o país para organizar o sindicalismo. Já nos anos 1980, as viagens serviram como base para a formatação do Partido dos Trabalhadores. Entre 1992 e 1994, as Caravanas da Cidadania ajudaram a construir os programas de governo que elegeram o PT nas eleições presidenciais de 2002, 2006, 2010 e 2014.

Durante a caravana, Lula receberá títulos de Doutor Honoris Causa na Universidade Federal do Recôncavo Baiano, na Universidade Federal de Sergipe, na Universidade Estadual de Alagoas e na Universidade Federal da Paraíba. 

O ex-presidente já recebeu 28 títulos de Doutor Honoris Causa. Somente na Argentina, são nove premiações do gênero. 

Edição: Simone Freire