Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Internacional

JUSTIÇA

Comissão do Congresso dos EUA discute reparações históricas por escravidão negra

Audiência ressalta "desigualdade persistente" e políticas de segregação que estiveram vigentes até os anos 1960

19.jun.2019 às 18h49
Updated On 01.fev.2020 às 18h49
São Paulo (SP)
Redação
Ator Danny Glover participou de audiência e pediu "mudanças radicais na estrutura" dos EUA

Ator Danny Glover participou de audiência e pediu "mudanças radicais na estrutura" dos EUA - Foto: American Civil Liberties Union/Reprodução

“É impossível imaginar a América sem a herança da escravidão, que reinou por 250 anos nessa terra. Quando ela acabou, esse país poderia ter estendido os princípios de vida, liberdade e busca da felicidade a todos. Mas isso não aconteceu. Por um século após sua abolição, os negros foram sujeitados a uma incansável campanha de terror”.

A fala acima, do escritor Ta-Nehisi Coates, autor do influente texto Em Defesa das Reparações [The Case for Reparations], de 2014, aconteceu durante uma sessão do Subcomitê de Constituição, Direitos e Liberdades Civis, do Congresso dos EUA que, nesta quarta-feira (19), debateu possíveis políticas de reparação histórica por conta do seu papel no tráfico transatlântico de escravizados e por utilizar o trabalho forçado por mais de 250 anos.

A audiência, que acontece durante o “Juneteenth”, data que marca a emancipação de escravizados no Texas, se debruça sobre o projeto de lei H.R. 40. Ele foi batizado com o número por conta da promessa feita após a Guerra de Secessão (1861-1865) de que cada liberto ganharia "40 acres de terra e uma mula".

Proposto em 1989, o H.R. 40 foi engavetado no Senado até que a deputada Sheila Jackson Lee o reintroduziu na pauta, em janeiro, dizendo que a reparação “está bastante atrasada”.

A ideia tem ganhado força e atenção de muitos membros do Partido Democrata — do mainstream do partido às alas mais progressistas — e deve ser um ponto nevrálgico da corrida presidencial de 2020.

O senador Cory Booker disse que os EUA têm a obrigação de responder às “desigualdades persistentes do país".

“A nação ainda precisa reconhecer e lidar com o racismo e com o supremacismo branco que há muito mancha os alicerces do país e continua a causar danos constantes e aprofundar a disparidade raciais e desigualdades. Tais disparidades não afetam apenas as comunidades negras. Elas afetam todas as comunidades”, disse.

Com plenária cheia de testemunhas e muita gente do lado de fora — mas com baixa participação de congressistas republicanos — a sessão também contou com a presença do ator Danny Glover, que disse ser o bisneto de uma mulher escravizada, que ele conheceu quando era criança.

“Essa audiência é um passo importante na longa e heroica luta dos afro-americanos por igualdade. A América branca precisa reconhecer que a justiça não pode ser atingida sem mudanças radicais”, apontou.

Para além dos danos da escravidão em si, também foi apontada a cumplicidade do governo federal na implementação de políticas de segregação que duraram até a década de 1960, impedindo que negros votassem, comprassem casas e terras e frequentassem espaços públicos, no que ficou conhecido como Leis de Jim Crow.

Apesar de vozes contrárias surgirem no debate, testemunhas como Katrina Browne, uma mulher branca descendente de uma família escravocrata, reforçaram a necessidade "dos brancos se implicarem nessa história e reconhecerem que, apesar de não terem participado do tráfico de escravizados, ainda lucram com ele". Para ela, é necessário “sanar essa vergonha”.

A economista Julianne Malveux, na sequência, aprofundou a discussão ao apontar que “a escravidão é a pedra fundamental dos EUA".

"Não basta pensar em recompensar os mais pobres, mas focar na desigualdade racial. Eu quero que vocês lidem com a estrutura econômica”, disparou.

Encaminhamentos

Ainda não foi definido de que forma a reparação pode ser efetivada, caso a lei seja aprovada. O senador Booker propõe que todas as crianças estadunidenses ganhem um depósito de 1 mil dólares ao nascer, que seria complementado todo ano pelo governo, com as famílias mais pobres recebendo a maior ajuda. Ao completar 18, a criança poderia resgatar o dinheiro para comprar uma casa ou investir em sua educação.

Alguns ativistas defendem o pagamento direto para afro-americanos, outros, como o economista William Darity, propõem um “portfólio de reparações”, que priorizaria o financiamento da educação superior, planos de saúde e um amplo investimento em educação pública — em especial em áreas vulneráveis com maioria negra.

Assista, em inglês, a trechos da audiência:

*Com informações da CBS e da BBC.

Editado por: Pedro Ribeiro Nogueira
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ENTREVISTA EXCLUSIVA

‘Cenário de gravidade continua em 2025’, diz Mauro Pires, presidente do ICMBio, sobre previsão de seca no país

FESTIVAL ABONG

Debate sobre crise climática precisa incluir comunidades tradicionais, defendem especialistas

DISPUTA

Câmara recorre de decisão do STF sobre ação penal contra Ramagem

13 de maio

Ilú Obá De Min faz lavagem no Bixiga para marcar ‘falsa abolição’

Futuro compartilhado

China e Brasil assinam acordos de cooperação pelo terceiro ano consecutivo; confira lista

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.