Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Internacional

SOLIDARIEDADE

Movimentos populares manifestam apoio à Venezuela em diversas cidades do mundo

Protestos contra as sanções do presidente Trump ao país sul-americano foram convocados pelo governo de Nicolás Maduro

12.ago.2019 às 18h29
Caracas (Venezuela)
Fania Rodrigues
Nos EUA, manifestações em solidariedade à Venezuela foram realizadas em Nova York e outras quatro cidades

Nos EUA, manifestações em solidariedade à Venezuela foram realizadas em Nova York e outras quatro cidades - Foto: CodePink

Durante o último final de semana, manifestações de solidariedade à Venezuela ocorreram nas principais capitais da Europa,  África, Ásia e em todo o continente americano. O governo venezuelano estima que mais de 100 cidades do mundo tenham organizado atividades contra o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos ao país sul-americano. 

:: Como o bloqueio imposto pelos Estados Unidos afeta a vida dos venezuelanos ::

O sábado (10) marcou o início da campanha mundial #NoMoreTrump ou #NoMásTrump, convocada pelo presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Organismos internacionais, movimentos populares, partidos, organizações de estudantes e líderes políticos expressaram sua posição contrária ao bloqueio e em defesa da população venezuelana.

Nos EUA, foram registradas manifestações em pelo menos cinco cidades: San Diego, Los Angeles, São Francisco, Washington e Nova York. O lançamento da campanha foi motivado pelas novas sanções impostas pelo presidente estadunidense, Donald Trump, criando, por meio de decreto, uma espécie de "bloqueio total" contra a Venezuela.

:: Após sanções dos EUA que impõem "bloqueio total", Venezuela interrompe diálogo de paz ::

Ainda nesta segunda-feira (12), continuam chegando declarações e imagens de atos de solidariedade com a Venezuela, vindas de países como São Vicente e Granadinas, Equador e Coreia do Sul.

Na capital da Coreia do Sul, organizações políticas pedem fim de bloqueio (Foto: Campanha #NoMoreTrump)

No Brasil, movimentos e organizações políticas realizaram dois protestos. O primeiro aconteceu no sábado (10), em frente ao prédio do Itamaraty no Rio de Janeiro. O outro foi em São Paulo, no consulado dos Estados Unidos, nesse domingo (11).

Entre as pessoas que foram protestar no Rio de Janeiro estava o integrante das Brigadas Populares Eden Pereira. "O decreto presidencial afeta qualquer empresa ou nação que queira negociar com a Venezuela. É um decreto que infringe vários artigos do direito internacional e a Carta das Nações Unidas. É um bloqueio criminoso, imoral e que não tem nenhum apoio dentro da comunidade internacional", afirmou em entrevista a Telesur.

:: O que está acontecendo na Venezuela? ::

No Uruguai, o secretário-geral da Juventude do Partido Comunista, Mateu Carvalho, também enviou uma mensagem durante uma atividade de solidariedade. "Exigimos o fim imediato do bloqueio imposto pela administração Trump contra o povo da Venezuela. Defendemos a paz e o diálogo para a população venezuelana, assim como a liberdade e a soberania de nosso continente. Defendemos e lutaremos por uma segunda e definitiva independência", destacou.

Para a professora chilena Eliana Villegas, que foi protestar em frente à embaixada dos EUA, em Santiago, a Venezuela é hoje um exemplo de resistência: "A Venezuela é exemplo de dignidade, porque está resistindo à investida do maior império da história. Temos que apoiá-la nisso. Estamos lutando por um mundo diferente e a Venezuela, que tem um modelo socialista, segue resistindo. Então nós temos que apoiar para que nunca mais a direita política volte ao poder e roubem seus recursos. Por isso apoiamos a Venezuela revolucionária".

Professora chilena Eliana Villegas protesta em frente à embaixada dos EUA, em Santiago | Foto: Campanha #NoMoreTrump

Um canal reunindo informações sobre as mobilizações internacionais foi organizado pelo governo venezuelano e pode ser acessado neste link.

Venezuela entregará abaixo-assinado à ONU

O ministro de Comunicação e Informação da Venezuela, Jorge Rodríguez, afirmou que o país vai realizar um abaixo-assinado contra o bloqueio econômico, com a meta de recolher cerca 13 milhões de assinaturas. Nesta segunda-feira (12), os venezuelanos começaram a recolher as assinaturas no centro de Caracas.

Fora das fronteiras da Venezuela, os movimentos populares também se organizam para firmar a petição que será enviada à Organização das Nações Unidas, pedindo a esse organismo que solicite a suspensão de todas as sanções unilaterais impostas pelos Estados Unidos.

Organizações argentinas recolhem assinaturas em apoio à Venezuela | Foto: Campanha #NoMoreTrump

Editado por: Rodrigo Chagas
Tags: bloqueioestados unidoseuaguerraradioagênciavenezuela
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Ato esvaziado

Inelegível e descartado pela elite, Bolsonaro é ‘carta fora do baralho’ para 2026, analisa cientista político

ORÇAMENTO DOS EUA

Sheinbaum anuncia programa para apoiar mexicanos diante de possível imposto de Trump sobre remessas

Gustavo Petro

Presidente da Colômbia acusa ex-ministro de traição após áudios que sugerem tentativa de golpe

VIDA DAS MULHERES

‘Daiane vive’: etnofeminicídio, justiça e mobilização indígena

Participe!

Debate sobre a fome como arma de guerra em Gaza ocupa livraria Expressão Popular em São Paulo (SP)

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.