Isolamento Social

O que funciona no feriado do estado de São Paulo na próxima segunda-feira?

Os deputados estaduais aprovaram, nesta quinta-feira (22), o projeto do governador João Doria de antecipar o 9 de julho

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Estabelecimentos como agências bancárias e lotéricas estarão fechados. - Rovena Rosa/Agência Brasil

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou a antecipação do feriado de 9 de julho, que comemora a Revolução Constitucionalista de 1932, para a próxima segunda-feira (25) em todo o estado, em sessão virtual extraordinária na madrugada desta sexta-feira (25), com o objetivo de aumentar a taxa de isolamento como medida de combate à covid-19.

O  Projeto de Lei 351, de autoria do governador João Doria (PSDB), deve ser sancionado em edição extraordinária do Diário Oficial neste sábado (23).

Segundo a União Geral dos Trabalhadores (UGT), somente os serviços estritamente essenciais deverão funcionar na segunda-feira. Na área da saúde, deverão abrir hospitais, clínicas, farmácias, clínicas odontológicas e clínicas veterinárias.

Na esfera da alimentação, continuam abertos supermercados, açougues e padarias. Postos de combustíveis e serviços públicos e particulares de segurança também estarão funcionando normalmente. Outros estabelecimentos, como agências bancárias e lotéricas, estarão fechados.

Na votação da Alesp, foram 47 votos favoráveis e 5 contra. Desses últimos, a maioria alegou que a antecipação do feriado levará ao aumento de turistas no litoral e no interior paulistas. Nesse sentido, os deputados ainda vão analisar uma emenda que prevê a implementação de barreiras em um raio de 150 quilômetros da capital e no litoral. 

“Ficou claro que ao longo dos finais de semana e dos feriados, nos últimos 56 dias, nós temos índices mais elevados de isolamento e isto contribui para o controle da pandemia. Portanto, com essa decisão, nós teremos um período mais prolongado de feriados, e com isso, desejamos que possamos ter índices semelhantes aos demais feriados e finais de semana”, afirmou Doria em coletiva de imprensa antes da aprovação do projeto de lei na Alesp.

Nos feriados antecipados de Corpus Christi, de 11 de junho, e da Consciência Negra, de 20 de novembro, para esta quarta-feira (20) e quinta-feira (21), no município de São Paulo, manifestantes interditaram a rodovia Rio-Santos com fogo em objetos contra o “megaferiado”. No litoral norte, entradas de praias foram bloqueadas para evitar aglomerações de turistas.

Antes da aprovação na Câmara dos Vereadores, o prefeito Bruno Covas afirmou, em coletiva de imprensa, que "São Paulo precisa desacelerar ainda mais por uns dias para diminuir novamente o ritmo de contágio e salvar vidas. Enquanto devemos nos preparar para essa tarefa gigantesca e inédita, precisamos ser criativos e usar todos os instrumentos que estão ao nosso alcance”.

Nos feriados municipais, a taxa de isolamento chegou a 51% e 49% respectivamente, na cidade paulistana, abaixo do esperado pelas autoridades, cuja meta está entre 55% a 60%.

Nesta quinta-feira (21), foram registrados 5.363 óbitos e 69.915 casos confirmados de covid-19 no estado de São Paulo. 

Edição: Leandro Melito