Alimentação

Gastronomia Divertida é dica para quarentena

Projeto da UFPB adapta projeto de extensão para período de pandemia

Ouça o áudio:

PNAE é um dos programas de referência do Gastronomia Divertida - Foto: Ana Lira / ASA Brasil
O lúdico faz parte da aprendizagem e a educação nutricional é um processo da aprendizagem

Seria complicado ensinar uma criança sobre carboidratos, hemoglobina ou ácido ascórbico? Para a nutricionista Noádia Priscila tudo depende da forma que compartilhamos esses saberes. A boa ludicidade como forma de aprendizado é uma proposta para buscar tanto a nutrição na infância quanto a consciência alimentar na vida adulta.

Noádia Priscila é também professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Enquanto docente atua na temática da alimentação de qualidade no ensino, pesquisa e extensão. Foi dessa forma que surgiu um projeto específico com oficinas culinárias nas escolas, Gastronomia Divertida.

:: Alimentação saudável pode ajudar no humor durante a quarentena :: 

“É um projeto que tem a culinária e ludicidade como estratégia de educação alimentar. Então a fantasia, o lúdico, faz parte do processo de aprendizagem, e a educação nutricional é um processo de aprendizagem”, explica.

É assim que temos jogo da memória sobre proteínas e vitaminas, verdade ou consequência com o valor energético das frutas ou mesmo tabuleiro para se aventurar na qualidade dos alimentos. O Gastronomia Divertida segue o fluxo do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), na constante luta pela segurança alimentar no Brasil.

:: Programa Bem Viver explica o direito à alimentação escolar durante pandemia :: 

Noádia lembra também a preocupação com o cenário de pandemia como o novo coronavírus, que está aumentando as situações de fome pelo mundo. Ela destaca que além da garantia de programas sociais, se faz necessário um olhar específico para a situação de isolamento social. 
 
A professora sugere que algumas propostas dos Gastronomia Divertida sejam levadas para dentro dos lares, considerando a suspensão das aulas nas escolas e os casos de pessoas responsáveis pelas crianças estarem trabalhando dentro de casa. 

“Então fizemos um compilado para que essas famílias pudessem estar utilizado essas oficinas, essas receitas e essas brincadeiras em casa, como atividade de lazer e aprendizado junto com as crianças. Assim, foi publicado um e-book, que tem como título Gastronomia Divertida: para crianças durante a quarentena”, ressalta.

:: Que tal calcular os antioxidantes? :: 

O e-book Gastronomia Divertida está disponível no site da UFPB. O material contém informações de receitas, ilustrações e brincadeiras.

Edição: Douglas Matos