Capricha na selfie

Estudantes devem subir foto pessoal na inscrição do Enem até esta quinta-feira (1)

Pela primeira vez, MEC cria exigência com algumas regras específicas que candidatos devem ficar atentos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O Enem 2020 será realizado em janeiro de 2021 - Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Estudantes inscritos no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 têm até esta quinta-feira (1) para inserir ou alterar a foto na Página do Participante. 

Nesta edição do Exame, todos os participantes devem anexar uma fotografia pessoal ao sistema de inscrição. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) estendeu o prazo para inserção ou alteração da imagem, mesmo após o período de inscrições.  

O cadastramento é obrigatório e a foto deve atender a algumas regras, como ser atual, nítida, individual, colorida e com fundo branco. 

:: Fies: sem divulgar datas das inscrições, MEC publica regras para vagas remanescentes :: 

Não serão aceitas imagens de pessoas com óculos escuros ou usando boné, chapéu, viseira, gorro ou similares. 

A fotografia também deve mostrar o rosto inteiro do participante, com uma boa iluminação e foco, além de estar nos formatos de arquivo JPEG e PNG (tamanho máximo de 2 MB). Imagens em PDF não serão permitidas.

:: Opinião: Agentes Populares: a educação construída em mutirão :: 

Para realizar o cadastro da foto, acesse o site da Pagina do Estudante.

Dúvida podem ser tiradas pelo telefone, por meio do Fale Conosco ao ligar para o número 0800 616161 (somente chamadas de telefone fixo). 

:: Estudantes podem pedir suspensão do pagamento de até quatro parcelas do Fies :: 

Enem 2020

As provas presenciais do Enem 2020 serão realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e as digitais, em 31 de janeiro e 7 de fevereiro do ano que vem. Os resultados devem ser anunciados em 29 de março.

A decisão pela mudança só ocorreu após intensos protestos por parte de organizações estudantis que conseguiram mobilizar diferentes setores da sociedade.

Relembre :: Sob pressão, governo Bolsonaro recua e anuncia adiamento do Enem :: 

Tomaram a frente das manifestações a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) e  Associação Nacional dos Pós-graduandos (ANPG)

A campanha #AdiaEnem chegou a ser um dos assuntos mais comentados no mundo pela medição que o Twitter faz das postagens do usuários. 

 

Edição: Lucas Weber