RIO SÃO FRANCISCO

Deputados pedem esclarecimento sobre suspensão da água da transposição para a Paraíba

Parlamentares da Paraíba pediram audiência pública ao MPF; águas não chegam ao estado desde fevereiro de 2020

Brasil de Fato | João Pessoa - PB |
Cânions do Rio São Francisco; canal Eixo Leste, na cidade de Monteiro (PB), foi inaugurado em 2017, mas está com seu fluxo de água interrompido desde fevereiro de 2020 - Cleferson Comarela

Deputados estaduais da Paraíba solicitaram, nesta quinta-feira (4), audiência pública ao Ministério Público Federal (MPF) para discutir a interrupção do abastecimento da água transposta do rio São Francisco para o território paraibano. Inaugurado em 2017, na cidade de Monteiro (PB), o canal Eixo Leste, da transposição do rio, está com seu fluxo de água interrompido desde fevereiro de 2020.

Continua após publicidade

:: Confira o especial do Brasil de Fato: Margens do Velho Chico ::

Assinam o pedido de audiência os deputados estaduais Cida Ramos, Jeová Campos e Buba Germano, todos do PSB paraibano. No pedido, os deputados convocam para o debate, além dos representantes do MPF, membros da Secretaria de Recursos Hídricos do governo da Paraíba e integrantes de movimentos sociais que defendem a transposição.

:: Especial | À espera da água ::


Deputados divulgam, nas rede sociais, o pedido de audiência pública ao MPF / Reprodução / Instagram / @jeovacampospsb

44 cidades da Paraíba foram afetadas

Segundo os três deputados, a interrupção prejudicou pelo menos 44 cidades paraibanas.

“Nosso objetivo será debater o motivo da paralisação e o que será feito para sanar os graves problemas estruturais decorrentes do abandono por parte das autoridades responsáveis”, comenta Cida Ramos.

“O canal da transposição em Monteiro representa, sobretudo, a resistência e luta de um povo que quer água e o direito de viver. Ele foi criado para reforçar a segurança hídrica, acabar com a seca, auxiliar agricultores e abastecer os municípios paraibanos. Sendo assim, é fundamental que haja uma resposta efetiva do Estado para que a Paraíba volte a ser contemplada com as águas do rio São Francisco. Transposição é vida!”, conclui ela.

:: Em visita ao Ceará, faixas "Fora, Bolsonaro" recepcionam presidente ::

12 milhões de beneficiados pela transposição

Já o deputado Jeová Campos enfatiza que o Projeto de Integração do Rio São Francisco levará água para 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte, contemplando cerca de 390 municípios. 

O empreendimento hídrico é composto por dois eixos de transferência de água: Norte, com 260 quilômetros de extensão; e Leste, com 217 quilômetros. As
estruturas captam a água do Rio São Francisco, no interior de Pernambuco, para abastecer adutoras e ramais que vão perenizar rios e açudes existentes na região.
 

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Maria Franco e Camila Maciel