Desgoverno

Falta governo: programa Bem Viver discute reforma agrária, preço da gasolina e covid

Em um dos países de solo mais fértil para a produção de alimentos, pequenos agricultores assentados temem pelo despejo

Ouça o áudio:

Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e Paulo Guedes na VI Reunião Extraordinária de Presidentes do PROSUL - Marcos Corrêa/PR
Informações do INCRA indicam que houve a menor aquisição de terras para a reforma agrária desde 1995

O programa Bem Viver desta terça-feira (16) denuncia a paralisação da Reforma Agrária no Brasil, comandada pela gestão presidencial de Jair Bolsonaro (sem partido).  

:: Congresso promulga emenda que autoriza auxílio emergencial, mas Guedes adia benefício ::

Outras pautas presentes na edição abordam os benefícios e importância do maracujá da caatinga; os desdobramentos da crise do coronavírus no Brasil e a repercussão dos decretos de lockdown, além dos sucessivos aumentos do preço da gasolina para os trabalhadores de transporte por aplicativos. 

Continua após publicidade

Paralisação premeditada

A Reforma Agrária no Brasil não caminhava de forma tão lenta desde 1995. Durante a campanha eleitoral, Jair Bolsonaro prometeu - e está cumprindo - a paralisação da Reforma Agrária.  

A situação do direito à terra com a gestão Bolsonaro preocupa principalmente quem vive nos assentamentos ao redor do país.

:: Urucum: Conheça o fruto que faz parte da cultura indígena brasileira ::

"Antes da eleição de Bolsonaro, já se sabia que teríamos um retrocesso em questões sociais, no que se diz a educação, saúde, direitos humanos, meio ambiente e também na reforma agrária. Em março, ele [Bolsonaro] suspende as vistorias de terras e aí paralisa toda a reforma agrária", explica o professor de ciências agrárias e técnico superior Ademir Lucas, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia da Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP).

O docente é responsável por ministrar diversos projetos de extensão universitária, dentre eles, a promoção de troca de conhecimentos agrícolas entre discentes de agricultura e ciências agrárias da USP e agricultores assentados do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). 

Continua após publicidade

Alimento é Saúde

Qual é o tipo de maracujá que você mais gosta? Só no Brasil, existem 150 espécies diferentes dessa fruta nativa de todas as Américas, sendo possível identificar, de norte ao sul, cerca de 600 variações de espécies de maracujazeiros. 

:: Probióticos: conheça as bactérias que trabalham para promover a saúde do nosso corpo ::

Um sabor exclusivo do território brasileiro, é o maracujá da caatinga, também conhecido como maracujá do mato. Trata-se de uma variação mais doce, além de ser também, mais ácida e recomendada por nutricionistas para aliviar o stress e auxiliar na hora do sono. Confira no quadro Alimento é Saúde.

Motoristas de app

Enquanto o índice de desemprego cresce no Brasil, marcando um aumento de 18% nos últimos 12 meses de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a quantidade de trabalhadores informais cresce expressivamente, representando quase 40% da população considerada empregada.

:: Empresários tentam afrouxar norma de 2013 que protege trabalhadores de frigoríficos ::

Especificamente, a situação de trabalho para os motoristas de aplicativos não está fácil com os sucessivos aumentos do preço da gasolina. A realidade significa um desafio para fechar as contas do mês. 

Vírus descontrolado

No quadro a Covid-19 na semana é feita uma abordagem sobre o cenário no país, com pelo menos 20 dos estados em "alerta crítico" de vagas nas UTIs. Além disso, o Brasil representa 10% das mortes mundiais por coronavírus. 

Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir