MAIS NOVENTA DIAS

Randolfe entra com requerimento para prorrogar CPI da Covid

Entre as justificativas estão as novas denúncias na compra superfaturada da vacina indiana Covaxin

|

Ouça o áudio:

Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) vai apresentar requerimento para estender tempo de investigação da comissão - Leopoldo Silva/Agência Senado

O senador Randolfe Rodrigues, vice-presidente da CPI da Covid, apresentou requerimento para prorrogação da CPI por mais 90 dias para aprofundar investigações.

A CPI teve a sua primeira reunião no dia 27 de abril. O prazo inicial de sua duração era de 90 dias, mas o regimento do Senado permite ampliar o funcionamento da comissão por até 1 ano.

:: Com desgaste de Bolsonaro na CPI, frentes antecipam manifestações para 3 de julho ::

O documento já foi protocolado e deverá ser votado nesta terça-feira (29). Para aprovar a prorrogação serão necessárias as assinaturas de 27 senadores, o que corresponde a um terço do Senado.

Na justificativa para a prorrogação, o requerimento informa que “a CPI tem desvendado esquemas de corrupção e de favorecimento de determinadas empresas com recursos destinados ao combate à pandemia da covid-19. Servidores sofreram pressões não republicanas para flexibilizar a importação da Covaxin. Depoentes apontaram que até o Presidente da República foi alertado das irregularidades e, ao invés de apurá-las, as creditou ao próprio líder do Governo da Câmara dos Deputados, Ricardo Barros. É um escândalo que precisa ser apurado com a gravidade correspondente”.

Líder do governo

O líder do governo Bolsonaro na Câmara, deputado Ricardo Barros (PP-PR), entrou na última sexta-feira (25), na mira da CPI da Covid, e as revelações que se fizeram sobre ele comprometem também, diretamente, o próprio presidente Jair Bolsonaro.

:: Eduardo Bolsonaro sabia de suposta fraude em compra da Covaxin, diz Miranda à CPI ::

O deputado Luís Miranda (DEM-DF) afirmou ao colegiado que, quando levou a Jair Bolsonaro, em março, os indícios de corrupção da compra da vacina indiana Covaxin, o presidente afirmou que seria “coisa” do líder do governo na Câmara: Ricardo Barros.

Bolsonaro, no entanto, nada fez com relação às denúncias de irregularidades.