Reconhecimento

Radinho BdF ganha Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal

Condecoração homenageia jornalistas e produtores de conteúdo que abordam temas relevantes sobre saúde infantil

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |

Ouça o áudio:

Radinho BdF traz dicas para pais, mães e cuidadores das crianças, além de músicas e outras formas de diversão para os pequenos - Thiago Cerqueira/Unsplash

A redação do Brasil de Fato está em festa: o Radinho BdF, programa da Rádio Brasil de Fato destinado ao público infantil, é o mais novo vencedor do Prêmio de Comunicação Fundação José Luiz Egydio Setúbal na categoria “áudio”. A condecoração homenageia jornalistas e produtores de conteúdo que abordam questões de relevância sobre saúde da criança. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (30) em evento veiculado no Youtube.

Esta é a primeira premiação do programa, que tem pouco mais de um ano no ar e venceu a competição com a edição de 9 de setembro do ano passado, que abordou o tema “O que é autoproteção e como cuidar do seu corpo?”.

::Ouça a edição vencedora do Radinho BdF: o que é autoproteção e como cuidar do seu corpo?::

O material tem caráter educativo e orienta os pequenos a se protegerem quando suas vontades individuais forem desrespeitadas em situações relacionadas ao corpo, como é o caso de toques e outras atitudes alheias que envolvem a segurança da criança.

A mesma edição do programa trouxe ainda brincadeiras, contação de histórias e discutiu a importância da prática de atividades físicas na infância.

“É um podcast feito com crianças e para crianças. É muito legal esse trabalho e os jurados que analisaram falaram que é fantástica toda a série”, comentou o médico José Luiz Egydio Setúbal, presidente da fundação organizadora da premiação, ao mencionar o programa.

“Esse prêmio é o reconhecimento da importância de se ouvir as crianças e adolescentes a partir de um lugar de respeito e protagonismo. Para nós do Brasil de Fato, não existe assunto de crianças, porque elas estão inseridas na sociedade e vivenciando praticamente tudo com os adultos, mas com poucos lugares para se expressar, dar opiniões”, afirma Camila Salmazio, coordenadora da Rádio Brasil de Fato e apresentadora do podcast.

“Esse reconhecimento nos indica que estamos no caminho certo. E espero que sirva de inspiração para cada vez mais comunicadores praticarem o jornalismo infantojuvenil”, complementa Salmazio.

::Ouça edição de 29 de setembro do Radinho BdF: Crianças ambientalistas contam como atuar na defesa dos animais::

A edição vencedora contou também com produção de Michele Carvalho, sonoplastia de Lua Gatinoni e consultoria de Juliana Doretto, sendo esta última pesquisadora de jornalismo infantojuvenil que colabora com a equipe do programa no que se refere à abordagem dos temas adotados no podcast.

O programa

O Radinho BdF estreou em abril de 2020 e é veiculado semanalmente nas Rádios Brasil Atual e Brasil de Fato, indo ao ar sempre às quartas-feiras, às 9 horas. São 30 minutos de programação destinada ao público infantil, com abordagem educativa e lúdica.

Entre outras coisas, as edições do podcast trazem dicas para pais, mães e cuidadores das crianças, além de músicas e outras formas de diversão para os pequenos. Os conteúdos publicados estão sempre disponíveis neste link.

Edição: Vinícius Segalla